8 grandes recordes de Lionel Messi com a camisa do Barcelona

Antonio Mota
·3 minuto de leitura

Há exatos 20 anos, no dia 07 de março de 2001, o meia-atacante Lionel Andrés Messi Cuccittini, o popular 'Leo Messi', entrava em campo contra o Amposta e fazia sua primeira partida (ainda na base) com a camisa do Barcelona. À época, o então camisa 9 era apenas um garoto recém-chegado da Argentina e que buscava uma oportunidade para fazer o que mais amava na vida: jogar futebol.

Hoje, já com muitos prêmios nas costas, inúmeros gols e várias conquistas, o meia-atacante é reconhecido em todo o globo terrestre e pode afirmar sem medo que é um dos maiores de todos os tempos no esporte. Dito isto, confira algumas das tantas marcas do camisa 10 no Barça.

(Fonte dos números: Transfermarkt).

1. Maior artilheiro da história do Barcelona

David Ramos/Getty Images
David Ramos/Getty Images

Vai um gol aí? O meia-atacante Lionel Messi marcou inacreditáveis 658 gols em 765 partidas (média 0,86 tento por jogo) disputadas com a camisa do Barcelona. O camisa 10 faz mais gol do que muito centroavante por aí...

2. Jogador com mais títulos na história do Barcelona

David Ramos/Getty Images
David Ramos/Getty Images

Ao longo dos últimos 20 anos, Messi também conquistou muitos troféus com o manto do Barcelona: 34, incluindo 10 edições de LaLiga e quatro Champions League. Com esse total de títulos, o camisa 10 é o maior vencedor da história do Barça. Uma lenda.

3. Jogador com mais partidas na história do Barcelona

David Ramos/Getty Images
David Ramos/Getty Images

Como destacado acima, Leo tem 765 partidas pelo Barcelona e, portanto, é o jogador com mais jogos na história do clube, tendo mais compromissos pelo time do que os lendários Xavi e Iniesta, por exemplo. O camisa 10 realmente não quer deixar nenhum recorde para os amigos.

4. Maior artilheiro da história da LaLiga

LLUIS GENE/Getty Images
LLUIS GENE/Getty Images

Máquina de gols! Artilheiro máximo do Barça, Lionel Messi também é o maior goleador da história do Campeonato Espanhol, tendo marcado 463 gols em 509 partidas disputadas na principal liga espanhola.

5. Maior artilheiro de uma edição da LaLiga

Soccrates Images/Getty Images
Soccrates Images/Getty Images

Lionel Messi gosta de balançar as redes na LaLiga e isso é muito claro, mas na temporada 2011/12 ele passou dos limites e marcou 50 gols no torneio. Este número lhe deu o recorde de maior artilheiro de uma única edição da liga.

6. Maior 'garçom' da história da LaLiga

Alex Caparros/Getty Images
Alex Caparros/Getty Images

Para além dos gols, Messi também é um excepcional garçom: ele é o jogador com mais assistências na história da LaLiga, tendo dado 204 passes para gol no torneio até o momento.

7. Maior artilheiro da história do 'El Clásico'

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Embora seja muito questionado na Argentina, Messi não costuma fugir dos grandes compromissos do Barcelona, sobretudo quando se trata de El Clásico. Ao todo, o camisa 10 já marcou 27 gols no Real Madrid, o que o torna o maior goleador do clássico.

8. Premiações

David Ramos/Getty Images
David Ramos/Getty Images

Para além de tudo, Messi também é o maior vencedor de prêmios de Melhor Jogador do Mundo, tendo seis Bolas de Ouro.