7 vezes em que a união fez a força

·2 minuto de leitura
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Todos os anos, coletivos e comunidades de vários países organizam iniciativas solidárias e provam que a união faz a força. Seja oferecendo aulas gratuitas a comunidades carentes, animando o dia a dia de idosos em asilos ou até desenvolvendo soluções para um futuro mais sustentável. Abaixo, veja sete histórias inspiradoras de pessoas que se juntaram para mudar o mundo.

1. Crianças solidárias
Um grupo de crianças do ensino fundamental foi incentivado a produzir cartas para confortar idosos que vivem em asilos. Idealizado por uma professora, o projeto foi elaborado na capital paulista e reuniu dezenas de mensagens animadoras.

2. Futuro mais sustentável
De olho em um futuro mais sustentável, jovens peruanos se reuniram para criar um projeto de prato biodegradável. Produzido com folhas de bananeira, o item é funcional para o dia a dia e se desintegra naturalmente em cerca de dois meses.

3. Sonho compartilhado
Um homem que vendia livros em uma banquinha de rua perdeu seu acervo inteiro durante um incêndio. O caso aconteceu em Minas Gerais e despertou a atenção de um grupo de pessoas solidárias. Elas doaram 10 mil livros para que ele pudesse recomeçar seu negócio e estão arrecadando dinheiro com o objetivo de comprar uma carretinha para ele transportar e armazenar os livros.

4. Educação para todos
Estudantes de diferentes universidades brasileiras se mobilizaram para ajudar alunos com poucos recursos. Por meio de uma plataforma online gratuita, eles repassam assuntos importantes sobre diversos temas e ajudam a preparar os jovens para Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

5. Um aniversário diferente
Uma menina de 10 anos teve sua festa de aniversário cancelada por causa da pandemia da covid-19. Para não deixar a data passar em branco, moradores do condomínio organizaram uma homenagem emocionante. Eles marcaram um horário e saíram juntos em suas varandas para cantar parabéns à garota.

6. Comunidade unida
Com o objetivo de evitar o desperdício, moradores de uma região de Brasília decidiram criar um pomar solidário para compartilhar frutas, verduras e legumes produzidos em suas propriedades. A iniciativa ajudou a distribuir 500 kg de alimentos em um ano.

7. Transformando vidas
Um jovem irlandês decidiu ajudar moradores de rua a se transformarem em guias turísticos na cidade de Dublin. A iniciativa deu certo e gerou uma corrente do bem, inspirando pessoas a fazer o mesmo em locais como Manchester (Inglaterra) e Viena (Áustria).