7 sinais de que você está recebendo conselhos financeiros de pessoas erradas

Yahoo Finanças

Se você estiver recebendo conselhos de pessoas erradas será fácil saber.

SIGA O YAHOO FINANÇAS NO INSTAGRAM

BAIXE O APP DO YAHOO FINANÇAS (ANDROID / iOS)

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Seguir as tendências e agir impulsivamente com o seu dinheiro pode ser sinal que os pitacos são ruins e isso pode arruinar sua vida financeira, conforme publicou o Business Insider.

Leia também

Se você estiver recebendo orientações ruins, estes são os sete sinais que te farão acender o sinal de alerta.

1. As informações que você está obtendo estão desatualizadas

O planejador financeiro John Pak, do Otium Advisory Group em Los Angeles, Califórnia, diz que um dos sinais é que o conselho está incompatível com o momento do mercado. “Você não acreditaria em quantas pessoas entraram no meu escritório citando outra pessoa, algo que leram ou ouviram no rádio. E eu penso: 'uau, eu ouvi isso em 2014 ou 2015'”, conta. 

Ele explica que os mercados estão sempre em movimento e a economia está sempre mudando. E isso significa que conselhos sobre dinheiro também mudam rapidamente.

2. Você não está checando suas informações

Se está movimentando seu dinheiro sem fazer uma pesquisa ou consultar um profissional, certamente o conselho não foi o mais apropriado. O profissional explica que as pessoas que estão aceitando o aconselhamento financeiro errado não estão fazendo a devida diligência ou não sabem por onde começar. “Eles não sabem como filtrar o que é correto e o que não é correto”, acrescenta.

3. Você está confiando cegamente

Só porque alguém é um amigo próximo ou um membro da família não significa que você precise seguir os conselhos deles, e isso vale mais ainda quando o assunto é dinheiro.  “Geralmente é assim: vocês são meus amigos ou um parente, e se estão fazendo isso eu também vou fazer”, exemplifica.

4. Você não consultou um planejador financeiro

Se você não ainda consultou um planejador financeiro, não perca tempo. Há muito a considerar antes de tomar decisões relativas a dinheiro, e por isso, vale a pena ouvir a opinião de alguém que realmente entende do assunto. “Entre em contato com um profissional financeiro em quem você confia antes de fazer qualquer coisa”, orienta Pak.

5. Você está seguindo as tendências

Ouvir conselhos do que é tendência no mercado de investimentos pode ser mais um sinal de que você está ouvindo as pessoas erradas. Essas ideias de “sabor do mês”, como Pak as chama, podem parecer uma boa iniciativa a princípio. Mas, o problema é que eles podem ser passageiras e perder o sentido em pouco tempo.

6. Você está seguindo conselhos impulsivamente

Se você está recebendo conselhos que te motivam a agir por impulso, é melhor dar um basta aos pitacos. Compreender o que você planeja fazer e entender o que é recomendado pode ser uma grande ajuda. Ele sugere fazer uma pesquisa completa antes de aplicar seu dinheiro. “Converse com um consultor financeiro, durma e depois tome uma decisão”, diz Pak.

7. Você não confia no conselheiro 

Pak tem uma maneira única de dizer aos clientes que eles podem estar seguindo conselhos da pessoa errada. “Eu digo: ‘de quem quer que você esteja recebendo conselhos, diga que o convido a fazer parte do nosso comitê consultivo da empresa’”, diz. “Não recebi retorno de nenhum convite”, conta.

Leia também