7 de março: a data que marcou as estreias de Gabriel Jesus e Neymar

Neymar e Gabriel Jesus têm muitas coisas em comum, desde a idolatria precoce nos seus primeiros clubes até o sucesso repentino na Europa e as boas atuações na Seleção Brasileira. O que poucos sabem é que existem também uma coincidência de data: os dois estrearam no futebol profissional na mesma data, 7 de março. Neymar começou em 2009. Exatamente seis anos depois, foi a vez de Gabriel.

Nenhum deles estreou em jogos badalados e sequer foram titulares. Neymar, por exemplo, ficou no banco até os 11min do 2º tempo de um jogo contra o Oeste, pelo Campeonato Paulista de 2009. O jogo estava 0 a 0 quando a torcida pediu a entrada dele, e o técnico Vagner Mancini atendeu.

Neymar não fez gol, mas mandou a bola na trave apenas dois minutos depois de entrar. Criou boas jogadas e participou da vitória por 2 a 1. 

Neymar saiu do Santos após 230 partidas, com 138 gols feitos. Conquistou a Copa Libertadores de 2011, a Copa do Brasil de 2010 e três Campeonatos Paulista (2010, 2011 e 2012).

Neymar 2009


Neymar foi vice-campeão paulista no ano que estreou (Foto: Getty Images)

A estreia de Gabriel Jesus foi ainda mais alternativa, pois o Palmeiras usou um time cheio de reservas contra o Bragantino. E ainda assim o garoto, também com 17 anos, começou no banco e entrou no jogo só aos 27min do 2º tempo. 

O único gol do jogo foi marcado por Rafael Marques, do Palmeiras, ainda no 1º tempo. Portanto Jesus também não balançou a rede, mas acertou um bonito passe de trivela e um chute perigoso de fora da área. 

Gabriel Jesus saiu do Palmeiras após 83 partidas, com 28 gols marcados. Conquistou a Copa do Brasil de 2015 e o Campeonato Brasileiro de 2016.