7 dicas amenizar a oleosidade da pele sem sair de casa

Marcela Rodrigues
·4 minuto de leitura
Oleosidade: queixa mais comum no calor
Oleosidade: queixa mais comum no calor

É quase inevitável, as peles oleosas costumam ter suas características potencializadas na temporada de calor. Brilho excessivo e, não raro, espinhas, podem estar entra elas. É comum também até mesmo as donas de peles mistas notarem que o rosto ganha mais brilho na zona T nos dias mais quentes.

Tem solução natural? A primeira, talvez, seja entender que nossa pele é única, tem características bem próprias, e também é cíclica. Ou seja, vai passar por algumas variações influenciada pelo clima, pelas nossas emoções, pelas alimentação...Aceitar para cuidar com menos pressão é a melhor atitude consciente.

Leia também

Em todo caso, vamos à prática? Afinal, pequenas atitudes nos ajudam a cuidar da pele e suas variações sem complicação. Entre lembretes clássicos e receitas naturais, selecionei dez dicas para cuidar da pele oleosa (em casa, claro!) nesses dias mais quentes...

1- Não tenha medo dos óleos vegetais, mas escolha os de melhor absorção

Portrait of a gorgeous woman applying a facial serum to her skin before the mirror
Portrait of a gorgeous woman applying a facial serum to her skin before the mirror

A onda da beleza natural colocou o óleo de coco como queridinho das receitas caseiras. De fato, ele é bactericida (sendo até indicado em casos pontuais de acne) e anti-inflamatório. No entanto, é considerado comedôgenico. Isso significa que, em exagero, ele pode entupir os poros. Sugestão: prefira os tipos famosos por serem de boa absorção e, por isso, mais indicados para peles mais oleosas. Anote: é o caso dos óleos de vegetais de jojoba e semente de uva.

2 - Aposte nas argilas com potencial adstringente

Argila verde: equilibra a produção de sebo e desintoxica
Argila verde: equilibra a produção de sebo e desintoxica

As argilas são desintoxicantes por si só e, por isso, são tão populares para equilibrar a oleosidade da pele. Recomento duas em especial: a verde, que possui propriedades adstringente, bactericida e desintoxicante da pele; e a preta, com potente efeito detox. Elas podem render máscaras semanais ou quinzenais. Um ideia para potencializar é ainda trocar a água (que será misturada à argila até virar um creminho) por chá-verde ou chá de hortelã.

3 - Óleos essenciais para peles oleosas

Woman Hands Holding Pipette Of Essential Oil
Woman Hands Holding Pipette Of Essential Oil

Como eu sempre lembro por aqui, a aromaterapia tem solução para praticamente tudo. No caso dos cuidados com a pele mais oleosa, alguns óleos essenciais são especialmente bem-vindos. Tea Tree\ melaleuca tem propriedades adstringires e bactericidas, assim como a lavanda. Ambos podem ser usados na rotina ajudando na produção de sebo. Como usar: pingando duas gotinhas na máscara de argila ou mesmo utilizando na forma de hidrolatos, que são subprodutos dos óleos essenciais. Eles ainda preservam algumas propriedades e por serem bem menos concentrados, podem ser borrifados sobre a pele,

4- Adicione chás com efeito tônico no seu skincare

Aposte em borrifadas diárias de chá de hortelã ou chá-verde sobre o rosto
Aposte em borrifadas diárias de chá de hortelã ou chá-verde sobre o rosto

O tônico é aquele produto que entra logo após limpeza da pele. Mas além de tirar os últimos resíduos de sujeira, ele também tem função adstringente mantendo a pele com sensação de frescos. Vale a pena investir.

Mas a verdade é que um bom chá de hortelã ou chá-verde também podem entrar exatamente neste passo da rotina. Depois de lavar a pele com seu sabonete ideal, borrife o chá geladinho (e fresco, feito poucas horas antes, no máximo) em todo o rosto. Ele vai ajudar a suavizar o brilho excessivo da oleosidade. Outra ideia é fazer compressas com uma toalhinha ou disquinhos de crochê.

5- Lave a pele, mas sem exagero

Mantenha a pele limpa, mas evite o esfrega-esfrega
Mantenha a pele limpa, mas evite o esfrega-esfrega

De tão básica esta dica parece até mito Mas não é. É comum quem tem a pele muito olesa sentir alívio após lavar com água e sabão. Mas o exagero pode potencializar a produção de sebo. Ou seja, efeito contrário. Dica: procure sabonetes ideais para peles oleosas, mas que tenham fórmulas minimalistas e naturais. Lave ao acordar e sempre antes de dormir.

6- Skin food: skincare de dentro para fora

Cuidando da pele de dentro para fora
Cuidando da pele de dentro para fora

A nossa pele reflete como estamos por dentro. Não podemos generalizar, pois até mesmo uma pele acneica pode ser sim saudável. A questão é que algumas crises se acne, por exemplo, podem ter como gatilho uma alimentação com muitos itens inflamatórios. Exemplo: processados, frituras, farinhas e açúcar. Por outro lado, vegetais, frutas, especiarias ajudam justamente no processo anti-inflamatório. Assim, mesmo um pouco mais oleosa no verão - o que é completamente normal - , a pele continua saudável

7 - Esfolie a pele a cada quinze dias

Young smiling woman taking selfie while doing coffee scrub facial mask - Happy girl having skin care spa day at home - Healthy alternative natural exfoliation treatment and technology concept
Young smiling woman taking selfie while doing coffee scrub facial mask - Happy girl having skin care spa day at home - Healthy alternative natural exfoliation treatment and technology concept

Cravinhos podem ser outra consequência da pele mais oleosa por conta do calor. A solução: pele sempre limpa e esfoliação semanal ou quinzenal. Esfoliar tem um função bem importante na rotina de cuidados faciais, pois mantém a pele livre de resíduos que vão se acumulado ao longo do tempo, inclusive poluição. Basicamente ela remove células mortas superficialmente. É importante optar por esfoliantes naturais, livres de microesferas de plástico. Você pode colocar na rotina semanalmente.