6 trajetórias de famosos que são exemplos de superação

Rafael Monteiro
·5 minuto de leitura
Oprah, Lady Gaga, Stallone: as histórias de superação mais impressionantes dos famosos (reprodução)
Oprah, Lady Gaga, Stallone: as histórias de superação mais impressionantes dos famosos (reprodução)

O show business é farto de histórias de superação. Apesar delas não exatamente comprovarem a tese da meritocracia, tais trajetórias ainda conseguem emocionar pela sucessão impressionante de dificuldades que astros da música e do cinema tiveram que passar.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

Vasculhando algumas biografias, decidimos reunir algumas histórias impressionantes para você se inspirar. Elas mostram que muitos dos nossos ídolos - apesar de hoje ricos, bem-sucedidos e com todos os privilégios de uma vida de famoso - também sofrem com os imprevistos da vida, assim como todo mundo. O importante, sempre, é não abaixar a cabeça e seguir em frente - se possível.

Leia também:

Steven Spielberg

Director Steven Spielberg poses for photographers upon arrival at the premiere of the film 'Ready Player One' in London, Monday, March 19, 2018. (Photo by Joel C Ryan/Invision/AP)
Steven Spielberg (Photo by Joel C Ryan/Invision/AP)

O que você faria se você rejeitado pela universidade não uma, mas duas vezes? Spielberg recebeu dois "nãos" da Universidade de Cinema e Artes do Sul da Califórnia e decidiu, então, estudar na Universidade Estadual da Califórnia, onde acabou não terminando o curso após iniciar a sua carreira em Hollywood. Mas, calma, isso não quer dizer que ele tenha desistido do sonho universitário: em 2001, mais de trinta anos depois de entrar numa sala de aula universitária pela primeira vez, ele voltou a ter aulas e recebeu o diploma universitário como bacharel em artes cinematográficas e eletrônicas. "Durante muitos anos eu quis fazer isso, como um 'muito obrigado' para os meus pais por terem me dado a oportunidade de estudar e seguir uma carreira, e como uma mensagem pessoal para minha própria família - e jovens em todo lugar - sobre a importância de cursar uma faculdade. Mas espero que todos façam isso mais rapidamente do que eu", brincou ele na ocasião.

Oprah Winfrey

NEW YORK, NEW YORK - DECEMBER 19: In this screengrab released on December 19th Oprah Winfrey during Global Citizen Prize Awards Special Honoring Changemakers In 2020 Shaping The World We Want on December 19, 2020 in New York City. (Photo by Getty Images/Getty Images for Global Citizen)
Oprah Winfrey (Photo by Getty Images/Getty Images for Global Citizen)

Uma das mulheres mais ricas do mundo, Oprah Winfrey teve um início de vida muito sofrido. Ela foi abusada sexualmente por primos e parentes na adolescência e, aos 14 anos, perdeu um bebê durante um parto prematuro. Sua vida começaria a mudar quase na fase adulta, quando foi aprovada em um concurso de locução, que lhe garantiu uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee. Com ótima oratória, ela foi contratada logo nos primeiros anos de estudo para ser repórter numa rádio local, WVOL, onde começou a trilhar a sua carreira brilhante como jornalista. No auge, ela não se esqueceu dos tempos difíceis, tendo participação decisiva em estudos sobre violência contra menores de idade nos Estados Unidos. Seu esforço foi reconhecido em 1994 pelo então presidente Bill Clinton com a criação da "Lei Oprah", que combate a pedofilia.

Harrison Ford

US actor Harrison Ford arrives for Disney's
Harrison Ford (Photo by Frederic J. BROWN / AFP) (Photo by FREDERIC J. BROWN/AFP via Getty Images)

Após estrear no cinema com “O Ladrão Conquistador” (1966), Harrison Ford não recebeu muitos convites e acabou desistindo ainda bem jovem da carreira de ator. Ele trabalhava como marceneiro quando recebeu uma oportunidade de George Lucas para trabalhar no clássico “Loucuras de Verão” (1973). O diretor gostou tanto do seu trabalho que o convidou para ser Han Solo anos depois na saga Star Wars - e o resto é história.

Lady Gaga

US Singer Lady Gaga sings the US National Anthem during the 59th Presidential Inaguruation on January 20, 2021, at the US Capitol in Washington, DC. (Photo by SAUL LOEB / POOL / AFP) (Photo by SAUL LOEB/POOL/AFP via Getty Images)
Lady Gaga (Photo by SAUL LOEB / POOL / AFP) (Photo by SAUL LOEB/POOL/AFP via Getty Images)

Os little monsters, como são conhecidos os fãs da cantora, sabem muito bem que a vida da cantora teve momentos bastante delicados. Além de sofrer com casos de violência, como bullying e estupro, a cantora sofreu com uma grande decepção logo no início da carreira: ela foi dispensada da gravadora Island Def Jam meses depois de assinar o contrato. "Eu recebi algumas demos dela e o trabalho poderia estar progredindo, mas eu estava em um dia ruim. Estou lhe dizendo, eu estava tendo um dia péssimo. E eu disse: “Quer saber? Não gostei dos resultados. Vou deixar ela ter a liberdade de fazer sua carreira em outro lugar”. Foi a pior coisa que eu fiz na minha vida”, revelou o empresário e produtor musical L.A. Reid, anos depois, ao Access Hollywood. Para a sorte do mundo pop, Gaga não desanimou e conseguiu um contrato Interscope Records, responsável por lançar o seu bem-sucedido álbum de estreia "The Fame" (2008).

Walt Disney

The American cartoonist and director Walt Disney with a plush puppet of Mickey Mouse. 1950s (Photo by Mondadori via Getty Images)
Walt Disney (Photo by Mondadori via Getty Images)

Antes de criar uma das empresas mais importantes do entretenimento, Walt Disney colecionou fracassos em sua vida: foi demitido do jornal Kansas City Star, perdeu os direitos autorais de personagens que criou e levou à falência o seu primeiro estúdio de animação, o Laugh-O-Gram. O sucesso só veio com a animação de baixo orçamento "O Maluco do Avião" (1928), curta que apresentou ao público o Mickey Mouse. “Toda a adversidade que eu tive na minha vida, todos os problemas e obstáculos, me deixaram mais forte... Você pode não perceber quando isso acontece, mas um chute no dente pode ser a melhor coisa no mundo para você", disse Walt Disney certa vez.

Sylvester Stallone

Sylvester Stallone foi muito pobre antes de emplacar blockbusters em Hollywood. Obrigado a estrelar um filme erótico para ganhar uns trocados, o ator foi obrigado até a vender o próprio cachorro para sobreviver. “Eu tinha 26 anos, estava totalmente quebrado, totalmente estagnado, tinha apenas duas calças, sapatos com buracos e todos os meus sonhos de sucesso estavam muito distantes… Mas eu tinha o meu cachorro, Butkus, meu melhor amigo, meu confidente, quem sempre ria das minhas piadas e me amava por eu ser quem era!”, relembrou o ator em publicação no Instagram. O cachorro foi vendido por 40 dólares (e meses depois recomprado pelo ator por US$ 15 mil) e aparece nos créditos de "Rocky: Um Lutador" (1976).

Ouça o Pod Assistir, podcast de filmes e séries do Yahoo:

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube