6 técnicos que causaram impacto assim que chegaram

·4 minuto de leitura

A profissão de treinador é uma das mais difíceis no meio do futebol. Principalmente no Brasil, onde a rotatividade é altíssima e se dá pouco tempo para a continuidade de um trabalho. Porém, alguns treinadores, brasileiros e estrangeiros, tiveram já em sua chegada momentos ótimos à frente de seus times. Eles fizeram as equipes funcionarem logo de cara, o que deu moral para eles junto a torcida e também ao próprio elenco de jogadores.
Acompanhe agora 6 treinadores que causaram impacto assim que chegaram.

1. Jorge Jesus

Jorge Jesus foi um dos melhores treinadores do Flamengo de todos os tempos | Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Jorge Jesus foi um dos melhores treinadores do Flamengo de todos os tempos | Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Ninguém sabia o que esperar do português que havia desembarcado no Rio de Janeiro para treinar o Flamengo. Porém, em poucas partidas todos viram o que o treinador era capaz de fazer. Para treinar aquele super time, era preciso ser um super técnico. O Mister possui, à frente do Flamengo, mais títulos do que derrotas. São seis troféus (Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Recopa Sul-americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca) contra quatro revezes. Chegar no clube em Julho de 2019 e ganhar seis taças, até sua saída em julho de 2020, mostra o quão certo deu o treinador no Mengão.

2. Abel Ferreira

Abel Ferreira segue dando bons frutos no comando do verdão | Miguel Schincariol/Getty Images
Abel Ferreira segue dando bons frutos no comando do verdão | Miguel Schincariol/Getty Images

Mais um português em terras tupiniquins, Abel Ferreira, por sua vez, foi para o Parque Antártica mostrar seu talento como treinador. O ex-técnico do PAOK-GRE, chegou em outubro de 2020, já demonstrando que gostava de um estilo intenso de jogo. Pilhado na beira do campo, o então treinador do Palmeiras, no ano de chegada, já foi campeão, não só uma mas duas vezes. Por mais que as finais tenham sido neste ano de 2021, as edições da Copa do Brasil e da Copa Libertadores eram referentes ao ano de 2020, tendo a mudança de datas devido as paralisações de jogos pela pandemia de COVID-19. Abel segue no comando do Verdão, sendo o atual líder do Brasileirão.

3. Juan Vojvoda

Juan Vojvoda é um dos treinadores que chegaram dando certo | RAUL ARBOLEDA/Getty Images
Juan Vojvoda é um dos treinadores que chegaram dando certo | RAUL ARBOLEDA/Getty Images

O atual treinador do Fortaleza, Juan Vojvoda, é mais um dos estrangeiros que chegaram dando conta do recado. O ex-treinador do Unión La Calera-CHI, chegou no Brasil em maio de 2021 para treinar o Leão do Pici. Mal chegou e já começou a impressionar. Com direito a goleadas e ao primeiro título de sua carreira como treinador (Campeonato Cearense 2021), Vojvoda segue sendo um dos principais responsáveis pela ótima sequência do Tricolor cearense, que hoje em dia está entre quatro melhores times do Campeonato Brasileiro.

4. Vagner Mancini

Mancini como treinador do Atlético Goianiense | Buda Mendes/Getty Images
Mancini como treinador do Atlético Goianiense | Buda Mendes/Getty Images

Mesmo com um baixo aproveitamento e um curto período como comandante do Atlético-GO, Vagner Mancini mudou a forma da equipe goiana jogar, o que fez com que o time fosse visto com bons olhos por todo meio do futebol. Justamente pela forma de armar o time e de colocar um esquema ofensivo para os atletas em campo, que o treinador foi chamado pelo Corinthians para ser o novo treinador do clube paulista em 2020. O Dragão estava bem colocado e também classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil

5. Mano Menezes

Mano Menezes com a medalha de Campeão da Copa do Brasil de 2009 | JEFFERSON BERNARDES/Getty Images
Mano Menezes com a medalha de Campeão da Copa do Brasil de 2009 | JEFFERSON BERNARDES/Getty Images

Em 2008, no ano em que o Corinthians estava na 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, Mano Menezes chegava do Grêmio para treinar o Timão. O principal objetivo, obviamente, era trazer o clube de volta para a 1ª divisão, porém entre 2008 e 2010, o técnico conseguiu mais coisas. Além de uma Série B sem sustos e totalmente tranquila para o alvinegro paulista, o clube bateu na trave e foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2008, mas venceu a edição de 2009. Por muito pouco, Mano Menezes não conquistou também o Campeonato Brasileiro da Série A de 2010, pois no mesmo ano, devido ao seu ótimo trabalho à frente do Corinthians, foi chamado para treinar a Seleção Brasileira.

6. Marcelo Oliveira

Marcelo Oliveira foi bicampeão brasileiro com o Cruzeiro | Alan Pedro/Getty Images
Marcelo Oliveira foi bicampeão brasileiro com o Cruzeiro | Alan Pedro/Getty Images

Marcelo Oliveira treinou um dos melhores times da história do Cruzeiro. Estreou com vitória sobre o Atlético Mineiro, em fevereiro de 2013, o que indicava que a passagem por ali seria vitoriosa. Com quase 70% de aproveitamento, durante todo seu período como treinador da Raposa, Marcelo parecia até mesmo ter um trabalho fácil devido ao elevadíssimo nível técnico que aquela equipe tinha. Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e William eram alguns dos nomes daquele grande time. Pelo time celeste, o técnico conquistou, seguidamente, dois Campeonatos Brasileiros. Em seguida rumou para São Paulo, para treinar o Palmeiras, porém não teve o mesmo sucesso dos tempos de Cruzeiro.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos