5 pontos que o Flamengo precisa melhorar para a sequência da temporada
O Flamengo perdeu por 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, na noite da última quarta-feira (18), e saiu mais cedo do que o esperado da Copa do Brasil. Agora, com uma competição a menos, o Rubro-Negro disputa “apenas” o Campeonato Brasileiro e a Conmebol Libertadores e, para ir longe nos dois torneios, vai ter que melhorar bastante. Confira abaixo 5 pontos que o Mais Querido precisa aprimorar para a sequência da temporada.
1. Sistema defensivo
O Flamengo tomou inacreditáveis 20 gols nas últimas 10 partidas, ou seja, média de dois tentos tomados por jogo. Além disso, nesse mesmo recorte, o Rubro-Negro só não foi vazado em um confronto. São números muito ruins para um time de elite.
Sim, Rogério Ceni chegou agora e tem acertado esse ponto, mas ainda há muito o que melhorar.
2. Transição e articulação
Outro ponto que o Flamengo precisa melhorar é em relação a transição e articulação de jogadas. Em vários dos últimos confrontos, o Rubro-Negro sofreu para conseguir sair do sistema defensivo e chegar ao ataque com efetividade. Falta velocidade, apoio, criatividade, profundidade... Ceni vai ter muito trabalho.
3. Pontaria
O Mais Querido é um dos clubes que mais finaliza e o que tem mais precisão no Campeonato Brasileiro, no entanto, no todo, o clube tem perdido muitas oportunidades. E, assim como aconteceu na Copa do Brasil, isto pode custar caro na Conmebol Libertadores e até no Brasileirão. Gabigol, Pedro e cia precisam ser mais letais.
4. Concentração
Um dos pontos fortes do Flamengo na ‘era Jorge Jesus’ era que o time não descansava, não parava de correr e sempre parecia estar mais ligado do que os adversários. Porém, agora, o clube parece ter perdido esse espírito brigador e não tem o mesmo nível de concentração. Ceni vai precisar cuidar disso.
5. Departamento médico e parte física
O Flamengo precisa ligar o sinal de alerta de seu departamento médico. A quantidade de lesões musculares nos últimos meses não é normal. E mais: o tempo de recuperação de determinadas lesões de grau 1 ou ‘inferior’ tem sido muito longo. O clube deve se atentar a isto e também ao condicionamento físico de seus atletas.