5 disputas de mercado que envolveram Barcelona e PSG

·3 minuto de leitura

Quando pensamos em protagonismo de mercado no Velho Continente, há dois "grupos" de clubes que se destacam: as potências financeiras, que usam e abusam das cifras para seduzir estrelas e assim solidificar uma dominância dentro das quatro linhas; e as potências esportivas, que apostam em sua história e currículo para vencer disputas a cada nova janela de transferência.

Posicionados em grupos distintos, PSG e Barcelona têm sido adversários ferrenhos em múltiplas negociações recentes, protagonizando alguns "cabos de guerra" de mercado que não saem da memória do torcedor. A seguir, listamos cinco destes episódios que ajudaram a acirrar a rivalidade entre franceses e catalães.

1. Neymar

Saída de Neymar do Barcelona foi turbulenta | AFP Contributor/Getty Images
Saída de Neymar do Barcelona foi turbulenta | AFP Contributor/Getty Images

No exato momento em que o PSG anunciou que arcaria com a multa rescisória de Neymar para tirá-lo do Barcelona, toda a lógica de mercado do futebol europeu mudou, afinal de contas, foi uma negociação no valor de 220 milhões de euros, até hoje a mais cara da história do esporte. O Barça não ficou nada feliz em perder o atacante brasileiro, mas nada pôde fazer para evitar, já que o atleta aceitou a proposta parisiense.

Foi o início de várias turbulências entre clubes e o próprio camisa 10.

2. Ousmane Dembélé

Dembélé esteve na mira do PSG | AFP Contributor/Getty Images
Dembélé esteve na mira do PSG | AFP Contributor/Getty Images

O jovem ponta francês fez uma espetacular temporada de 2016/17 com a camisa do Borussia Dortmund, o que lhe colocou na mira de vários grandes clubes. O PSG despontava como o principal interessado, mas optou por dar "all-in" na investida por Neymar.

O Barcelona, então, foi atrás do habilidoso Dembélé, pagando algo em torno de €105 milhões por aquele que chegaria à Catalunha com status de herdeiro do brasileiro.

3. Kylian Mbappé

Mbappé esteve próximo de fechar com o Barcelona... | Jean Catuffe/Getty Images
Mbappé esteve próximo de fechar com o Barcelona... | Jean Catuffe/Getty Images

Não foi propriamente uma disputa, mas sabemos que o Barcelona teve em mãos a chance de fechar com Kylian Mbappé em 2017, quando o garoto ainda defendia a camisa do Mônaco.

Os catalães poderiam ter atravessado a negociação entre o time do Principado e o PSG, mas deram preferência à contratação de Dembélé junto ao Dortmund. Como seria a nova ordem do futebol mundial se o Barcelona tivesse escolhido o outro jovem francês?

4. Xavi Simons

Xavi Simons era da base do Barcelona | John Berry/Getty Images
Xavi Simons era da base do Barcelona | John Berry/Getty Images

O Barcelona ainda não sente, hoje, as dores de ter perdido um de seus prospectos mais empolgantes dos últimos tempos. Mas se Xavi Simons virar o jogador que dele se espera, sua despedida precoce machucará muito os torcedores blaugranas.

Formado em La Masia, o meia holandês não aceitou a proposta de renovação oferecida pelo Barça em meados de 2019 e rumou sem custos ao PSG, que lhe ofereceu cifras bem pesadas para um garoto de apenas 16 anos que buscava seu primeiro contrato profissional.

5. Georginio Wijnaldum

PSG atravessou o Barcelona pelo holandês | ANP Sport/Getty Images
PSG atravessou o Barcelona pelo holandês | ANP Sport/Getty Images

Fechamos essa lista com a negociação que inspirou a criação do artigo. Agente livre, o meia holandês de 30 anos estava apalavrado com o Barcelona e em vias de realizar exames médicos no clube, mas voltou atrás ao receber uma proposta financeira superior do PSG.

Múltiplas fontes da imprensa internacional cravam que o gigante francês ofereceu o dobro dos salários que os catalães estavam propondo para Wijnaldum, convencendo-o a rumar ao Parque dos Príncipes. Ele assinará com o Paris até 2024.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos