5 dias para a Eurocopa: os melhores jogadores das últimas 5 edições da competição

·3 minuto de leitura

Estamos em contagem regressiva para o início da Eurocopa 2021, que terá bola rolando em sua partida de inauguração na tarde da próxima sexta-feira, dia 11 de junho.

Faltando cinco dias para a arrancada da maior competição de seleções do Velho Continente o 90min traz para você, neste domingo, os cinco últimos vencedores do prêmio de MVP da Eurocopa: os melhores jogadores das últimas cinco edições. Confira:

5. Zinédine Zidane (2000)

Zidane foi um dos grandes jogadores da virada do século | Claudio Villa/Getty Images
Zidane foi um dos grandes jogadores da virada do século | Claudio Villa/Getty Images

O que o armador francês fez vestindo a camisa de sua seleção na reta final dos anos 90 e início dos anos 2000 está marcado e eternizado na história. Foi o maestro condutor dos dois principais títulos dos Bleus até o Mundial de 2018: a Copa de 1998, em casa, e a Eurocopa de 2000, edição disputada em sede dupla (Bélgica/Holanda). Anotou dois gols na campanha vitoriosa, selada com triunfo épico contra a Itália na grande decisão.

4. Theodoros Zagorakis (2004)

Grécia fez história ao ganhar a Eurocopa de 2004 | Alex Livesey/Getty Images
Grécia fez história ao ganhar a Eurocopa de 2004 | Alex Livesey/Getty Images

A edição de 2004 reservou a maior zebra da história do torneio, quando a pouco cotada Grécia chocou o mundo ao eliminar os atuais campeões (França) nas quartas, o timaço da República Tcheca nas semifinais e superar por 1 a 0, na decisão, os anfitriões (Portugal). Coração daquela "operária" equipe grega, o meia Theodoros Zagorakis foi eleito o MVP da competição.

3. Xavi Hernández (2008)

Xavi dominou as ações na Eurocopa 2008 | JOE KLAMAR/Getty Images
Xavi dominou as ações na Eurocopa 2008 | JOE KLAMAR/Getty Images

Foi no ano de 2008 que testemunhamos o "nascimento" daquilo que se estabeleceria como uma dinastia de anos em competições de seleções. Depois de mais de quatro décadas de espera, a Espanha voltou a faturar um grande título, a Eurocopa de 2008, superando a Alemanha na decisão. O cerebral Xavi Hernández, autor de um gol e belas assistências na edição, ficou com o prêmio de melhor jogador da edição.

2. Andrés Iniesta (2012)

Iniesta conquistou a Eurocopa de 2012 | Handout/Getty Images
Iniesta conquistou a Eurocopa de 2012 | Handout/Getty Images

Campeã da Europa em 2008 e do Mundo em 2010, a Espanha chegou à Euro de 2012 com status de time a ser batido, mas nenhum adversário conseguiu ser bem sucedido nesta missão. Mantendo a base de quatro anos antes e acrescentando novos destaques, a Fúria dominou a edição e teve em Andrés Iniesta, craque do Barcelona, como grande nome. Duas assistências e grandes exibições para ele no torneio.

1. Antoine Griezmann (2016)

Atacante foi eleito melhor jogador da Eurocopa 2016 | Xavier Laine/Getty Images
Atacante foi eleito melhor jogador da Eurocopa 2016 | Xavier Laine/Getty Images

Como você pôde notar a partir dos nomes anteriormente listados aqui, o padrão é que o MVP do torneio venha da seleção campeã. Contudo, 2016 foi uma exceção a esta "regra", já que o atacante Antoine Griezmann, da vice-campeã França, ficou com o troféu. Foi uma grande jornada individual do atacante, artilheiro da competição com 6 gols. Contudo, seu grande desempenho não foi suficiente para impedir a derrota para Portugal na final.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos