5 curiosidades sobre a carreira de José Mourinho em seu retorno ao futebol

Fábio Utz Iasnogrodski

​Ele está de volta! ​José Mourinho foi anunciado oficialmente como novo técnico do Tottenham, atual vice-campeão europeu, em substituição a Maurcio Pochettino, demitido na última terça-feira. Pois então é hora de acompanhar cinco curiosidades a respeito da carreira do português.


Role para baixo para continuar lendo
Anúncio


O "papão de Ligas"

Real Madrid's players hold the Spanish L
Real Madrid's players hold the Spanish L

Mourinho foi campeão dos campeonatos nacionais em todos os países em que trabalhou até hoje. Ganhou a Primeira Liga (Portugal) com o Porto, a Premier League (Inglaterra) com o Chelsea, a Série A (Itália) com a Inter de Milão e a La Liga (Espanha) com o Real Madrid.


O oitavo clube

Marouane Fellaini
Marouane Fellaini

O Tottenham será o oitavo clube diferente da carreira de José Mourinho. Ele já passou por Benfica, Leiria, Porto (Portugal), Chelsea - duas vezes -, Manchester United (Inglaterra), Inter de Milão (Itália) e Real Madrid (Espanha).


Marcas históricas

Inter Milan's Argentinian midfielder Est
Inter Milan's Argentinian midfielder Est

O português é o único técnico que já ganhou as duas principais competições do continente europeu em mais de uma vez. Faturou a Liga Europa (antiga Copa da Uefa) por Porto (2002/2003) e Manchester United (2016/2017) e a Liga dos Campeões da Europa por Porto (2003/2004) e Inter de Milão (2009/2010).


Vitórias na Premier League

Jose Mourinho
Jose Mourinho

De todos os técnicos que comandaram times na Premier League, ele é o que mais rápido atingiu a marca de 50 vitórias (precisou de 63 partidas) e de 100 vitórias (precisou de 142 jogos).  Além disso, necessita de apenas mais dez vitórias para chegar a 200 na história da competição, marca esta que foi superada apenas por Alex Ferguson (528), Arsene Wenger (476) Harry Redknapp (236) e David Moyes (204).


Duelos contra o Tottenham

Eric Dier,Jose Mourinho
Eric Dier,Jose Mourinho

Durante a sua carreira de técnico, curiosamente o Tottenham foi o time que ele mais venceu até hoje. Em 22 partidas, foram 13 triunfos, o que dá um aproveitamento de 59,1%. Sua estreia será no próximo sábado contra o West Ham United, clube que ele já derrotou 11 vezes. 

Leia também