5 atrizes que mostram a força e a beleza do cabelo crespo

Rafael Monteiro
·4 minuto de leitura
Taís Araújo, Lupita Nyong'o e Whoopi Goldberg: ícones do cabelo crespo (reprodução)
Taís Araújo, Lupita Nyong'o e Whoopi Goldberg: ícones do cabelo crespo (reprodução)

A edição desta segunda-feira (5) do Big Brother Brasil colocou o tema do cabelo crespo em alta. Dias após a fala racista de Rodolffo contra João Luiz, o professor reagiu e, num desabafo emocionado, pregou respeito ao seu black power, um instrumento histórico de resistência contra a discriminação racial.

Assim como João Luiz, algumas atrizes têm não só assumido o crespo como falado sobre o preconceito que o cabelo negro ainda recebe na sociedade. Tanto no Brasil quanto em Hollywood, surgem novos ícones de beleza que inspiram milhões de pessoas a aceitarem a beleza característica da sua cor. Confira abaixo: 

Leia também:

Lupita Nyong'o

Lupita Nyong'o arrives at the 26th annual Screen Actors Guild Awards at the Shrine Auditorium & Expo Hall on Sunday, Jan. 19, 2020, in Los Angeles. (Photo by Jordan Strauss/Invision/AP)
Lupita Nyong'o posa para os fotográfos em evento realizado em 2020 (Photo by Jordan Strauss/Invision/AP)

Em 2018, a estrela de "Nós" (2019) foi estrela de capa da revista Porter e aproveitou a oportunidade para falar da importância do seu cabelo. "Meu cabelo, historicamente, tem sido evitado. Quero dizer, com que frequência você ouve: 'Você não vai conseguir emprego com um cabelo assim'?. Natural, africano, o cabelo crespo - muitas vezes é visto como incivilizado ou selvagem", refletiu. Um ano antes, a atriz havia passado por uma experiência desagradável com a revista inglesa Grazia, que editou os seus fios crespos na foto de um ensaio. "Estou desapontada que a Grazia me convidou para ser capa e, em seguida, editou meu cabelo. Ser capa de uma revista me satisfaz, pois é uma oportunidade de mostrar a outras pessoas negras, de cabelos crespos e particularmente nossos filhos, que eles são lindos do jeito que são", protestou na época. 

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

Taís Araújo

HOLLYWOOD, CALIFORNIA - JUNE 06: Taís Araújo attends the 47th AFI Life Achievement Award honoring Denzel Washington at Dolby Theatre on June 06, 2019 in Hollywood, California. (Photo by Rich Fury/Getty Images)
Taís Araújo posa para os fotógrafos em evento na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2019 (Photo by Rich Fury/Getty Images)

Após anos alisando o cabelo, Taís Araújo decidiu se desfazer da química e aceitar o cabelo natural após gravar a novela "A Cor do Pecado" (2004). A decisão mudou a sua vida para melhor, melhorando a sua autoestima e tornando-a um ícone dos fios crespos no Brasil. Apesar da responsabilidade, a atriz tem levado o fato de ser uma referência para mulheres negras com cada vez mais leveza. Para viver Vitória na novela "Amor de Mãe", da TV Globo, por exemplo, ela não tem recorrido a procedimentos de beleza diários. "Esse, sem dúvida, é o primeiro trabalho que faço com ele completamente livre, onde não me preocupo se ele estará com cachos perfeitamente definidos. Deixo ele ser, simplesmente. Tem dias que está ótimo, dias que nem tanto", disse ela no Twitter no ano passado (abaixo, confira, também, um papo da atriz com Karol Conká no programa Superbonita sobre o seu processo de aceitação do cabelo).

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

Whoopi Goldberg

American actress Whoopi Goldberg poses for photographers at the 2020 Pirelli Calendar event in Verona, Italy, Tuesday, Dec. 3, 2019. (AP Photo/Antonio Calanni)
Whoopi Goldberg posa com um calendário da Pirelli em evento (AP Photo/Antonio Calanni)

Mesmo nos anos 1980, quando era uma das poucas atrizes negras com papéis de destaque em Hollywood, Whoopi Goldberg nunca abriu mão de mostrar o seu cabelo natural na telona. Em entrevista à Times Magazine, a atriz falou sobre os comentários ouvidos no início da carreira. "De repente, eles diziam: 'o que vamos com isso?". E eu respondia: "você quer dizer o meu cabelo?'", falou. "Isso realmente me irritava. Eram executivos do cinema que não conheciam ninguém como eu, exceto aqueles que trabalhavam para eles”, complementou.

Yvette Nicole Brown

Yvette Nicole Brown arrives at the 51st NAACP Image Awards at the Pasadena Civic Auditorium on Saturday, Feb. 22, 2020, in Pasadena, Calif. (Photo by Richard Shotwell/Invision/AP)
Yvette Nicole Brown sorri para os fotógrafos em evento, em 2020 (Photo by Richard Shotwell/Invision/AP)

A intérprete de Shirley na série "Community" é uma das atrizes que mais reclamam da falta de cabeleireiros afro nos sets de filmagem. Em 2019, ela usou a sua conta no Twitter para explicar a dimensão do problema: “A maioria das atrizes negras vem para um novo cenário com o cabelo arrumado (como eu) ou trazem suas perucas e presilhas com elas. É isso ou arriscar que você pareça louca na tela”.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

Natasha Rothwell

In this Oct. 23, 2018 photo, actress Natasha Rothwell poses for a portrait in Los Angeles. Rothwell claims she is shy in real life, but her scene-stealing supporting roles in HBO's hit show
Com sorriso aberto, Natasha Rothwell faz o "V da vitória" com as duas mãos em foto de divulgação de "Insecure" (Photo by Chris Pizzello/Invision/AP)

A intérprete de Kelli na série "Insecure" também já reclamou da ausência de profissionais que entendam de cabelo afro em Hollywood. "Não há nada mais desumanizador do que sentar em uma cadeira de cabelo e maquiagem e assistir aos seus colegas irem embora, enquanto você ainda está lá porque alguém está se mexendo no seu cabelo muito devagar porque está com muito medo. Você se sente como um problema a ser resolvido”, desabafou em entrevista à Hollywood Reporter.

Ouça o Pod Assistir, podcast de filmes e séries do Yahoo:

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.