5 atrizes que mostram a força e a beleza do cabelo crespo
A edição desta segunda-feira (5) do Big Brother Brasil colocou o tema do cabelo crespo em alta. Dias após a fala racista de Rodolffo contra João Luiz, o professor reagiu e, num desabafo emocionado, pregou respeito ao seu black power, um instrumento histórico de resistência contra a discriminação racial.
Assim como João Luiz, algumas atrizes têm não só assumido o crespo como falado sobre o preconceito que o cabelo negro ainda recebe na sociedade. Tanto no Brasil quanto em Hollywood, surgem novos ícones de beleza que inspiram milhões de pessoas a aceitarem a beleza característica da sua cor. Confira abaixo:
Leia também:
5 erros icônicos de atores que acabaram registrados em filmes
5 estrelas que participaram de filmes famosos e você nem percebeu
Lupita Nyong'o
Em 2018, a estrela de "Nós" (2019) foi estrela de capa da revista Porter e aproveitou a oportunidade para falar da importância do seu cabelo. "Meu cabelo, historicamente, tem sido evitado. Quero dizer, com que frequência você ouve: 'Você não vai conseguir emprego com um cabelo assim'?. Natural, africano, o cabelo crespo - muitas vezes é visto como incivilizado ou selvagem", refletiu. Um ano antes, a atriz havia passado por uma experiência desagradável com a revista inglesa Grazia, que editou os seus fios crespos na foto de um ensaio. "Estou desapontada que a Grazia me convidou para ser capa e, em seguida, editou meu cabelo. Ser capa de uma revista me satisfaz, pois é uma oportunidade de mostrar a outras pessoas negras, de cabelos crespos e particularmente nossos filhos, que eles são lindos do jeito que são", protestou na época.
Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar
Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News
Taís Araújo
Após anos alisando o cabelo, Taís Araújo decidiu se desfazer da química e aceitar o cabelo natural após gravar a novela "A Cor do Pecado" (2004). A decisão mudou a sua vida para melhor, melhorando a sua autoestima e tornando-a um ícone dos fios crespos no Brasil. Apesar da responsabilidade, a atriz tem levado o fato de ser uma referência para mulheres negras com cada vez mais leveza. Para viver Vitória na novela "Amor de Mãe", da TV Globo, por exemplo, ela não tem recorrido a procedimentos de beleza diários. "Esse, sem dúvida, é o primeiro trabalho que faço com ele completamente livre, onde não me preocupo se ele estará com cachos perfeitamente definidos. Deixo ele ser, simplesmente. Tem dias que está ótimo, dias que nem tanto", disse ela no Twitter no ano passado (abaixo, confira, também, um papo da atriz com Karol Conká no programa Superbonita sobre o seu processo de aceitação do cabelo).
Whoopi Goldberg
Mesmo nos anos 1980, quando era uma das poucas atrizes negras com papéis de destaque em Hollywood, Whoopi Goldberg nunca abriu mão de mostrar o seu cabelo natural na telona. Em entrevista à Times Magazine, a atriz falou sobre os comentários ouvidos no início da carreira. "De repente, eles diziam: 'o que vamos com isso?". E eu respondia: "você quer dizer o meu cabelo?'", falou. "Isso realmente me irritava. Eram executivos do cinema que não conheciam ninguém como eu, exceto aqueles que trabalhavam para eles”, complementou.
Yvette Nicole Brown
A intérprete de Shirley na série "Community" é uma das atrizes que mais reclamam da falta de cabeleireiros afro nos sets de filmagem. Em 2019, ela usou a sua conta no Twitter para explicar a dimensão do problema: “A maioria das atrizes negras vem para um novo cenário com o cabelo arrumado (como eu) ou trazem suas perucas e presilhas com elas. É isso ou arriscar que você pareça louca na tela”.
Natasha Rothwell
A intérprete de Kelli na série "Insecure" também já reclamou da ausência de profissionais que entendam de cabelo afro em Hollywood. "Não há nada mais desumanizador do que sentar em uma cadeira de cabelo e maquiagem e assistir aos seus colegas irem embora, enquanto você ainda está lá porque alguém está se mexendo no seu cabelo muito devagar porque está com muito medo. Você se sente como um problema a ser resolvido”, desabafou em entrevista à Hollywood Reporter.
Ouça o Pod Assistir, podcast de filmes e séries do Yahoo: