4 motivos que fazem de "Moana" um filme de animação histórico

Rafael Monteiro
·2 minuto de leitura
TV Globo exibe "Moana - Um Mar De Aventuras" (2016), uma das animações mais celebradas da Disney, neste domingo (22) na Temperatura Máxima (reprodução)
TV Globo exibe "Moana - Um Mar De Aventuras" (2016), uma das animações mais celebradas da Disney, neste domingo (22) na Temperatura Máxima (reprodução)

Uma boa notícia para toda a família: a TV Globo exibe "Moana - Um Mar De Aventuras" (2016), uma das animações mais celebradas da Disney, neste domingo (22) na Temperatura Máxima.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

Trata-se de um filme, além de muito divertido, muito importante para o segmento, representando até mesmo uma quebra de paradigmas nas histórias infantis. Veja cinco motivos para enaltecer "Moana".

Leia também

A primeira princesa da Disney de origem polinésia

Após tanto retratar princessr estadunidenses, a Disney foi buscar referência para criar Moana no Oceano Pacífico. Com pele mais escura, ela é a primeira protagonista de animação do estúdio de origem polinésia e ainda apresenta às crianças a língua maori - o seu nome, aliás, quer dizer "oceano" no dialeto falado pelo povo nativo da Nova Zelândia.

A segunda princesa a não ter um interesse amoroso

Quem disse que as histórias infantis precisam ser sempre românticas? O primeiro filme a quebrar essa barreira foi "Valente" (2012), abrindo espaço para que Moana se concentrasse apenas em buscar os seus ancestrais e se tornar uma mestre. Nada de príncipe na ilha Motu Nui.

Mergulho na cultura

Como forma de respeito com a Oceania, toda a equipe de animadores do filme precisou estudar a fundo a cultura do continente. O resultado disso é um trabalho meticuloso: todas as lendas da história são verdadeiras e até mesmo as coreografias das danças têm significados na cultura local.

Valorização das raízes

No fundo, "Moana" é um filme sobre conhecer e se orgulhar das suas origens. Levantando essa bola, principalmente nas falas da avó da protagonista, a animação faz com que crianças do mundo todo, de diferentes etnias, sejam incentivadas a entender e se orgulhar das suas culturas. E isso não é pouca coisa.

Ouça o Pod Assistir, o podcast de filmes e séries do Yahoo:

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube