4 clubes brasileiros que voltaram às competições internacionais nesta temporada

Lucas Humberto
·2 minuto de leitura

O calendário brasileiro de futebol é passível de muitas reclamações. Compromissos demais, viagens desgastantes, maratonas incessantes... no entanto, ninguém pode negar que todo time vibra quando consegue uma vaga nas tradicionais competições internacionais. Tudo fica ainda mais emocionante quando o clube está há anos fora desses torneios. Nesta temporada, teremos quatro retornos marcantes. Confira.

Libertadores

1. Fluminense

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

O Tricolor está de volta à Libertadores depois de oito anos fora do torneio continental. Sua última participação aconteceu em 2013, quando o Fluminense caiu nas quartas de final diante do Olimpia, do Paraguai. Um ano antes, o clube carioca foi eliminado na mesma fase, mas dessa vez pelo Boca Juniors, da Argentina. Vale lembrar que Fred estava presente na campanha de 2013 e marcou três gols.

Copa Sul-Americana

2. Ceará

Ceará estreou com vitória na Copa Sul-Americana. | Kely Pereira/Agif/Gazeta Press
Ceará estreou com vitória na Copa Sul-Americana. | Kely Pereira/Agif/Gazeta Press

O Vozão estreou na Copa Sul-Americana com vitória sobre o Jorge Wilstermann pelo placar de 3 a 1. A última vez que o Ceará esteve presente em competições internacionais o calendário marcava 2011. O clube estava na disputa da Sula, porém não conseguiu passar da segunda fase e sua última lembrança no torneio foi uma derrota para o São Paulo. Pelo menos até sua boa estreia nesta temporada...

3. RB Bragantino

Bragantino estava desde 1996 sem figurar em competições internacionais. | Silvio Avila/Getty Images
Bragantino estava desde 1996 sem figurar em competições internacionais. | Silvio Avila/Getty Images

Claudinho e seus companheiros fazem sua estreia na Copa Sul-Americana deste ano. Contudo, essa não é a primeira competição internacional do Massa Bruta. Anteriormente, a equipe havia participado de três edições da extinta Copa Conmebol - o torneio foi disputa entre 1992 e 1999. A última participação do Bragantino foi em 1996, quando acabou sendo eliminado na segunda fase.

4. Atlético-GO

Dragão jogou bem, mas não conseguiu balançar as redes. | EVARISTO SA/Getty Images
Dragão jogou bem, mas não conseguiu balançar as redes. | EVARISTO SA/Getty Images

O Dragão fez uma boa campanha do Brasileirão do ano passado e conseguiu assegurar sua vaga na Copa Sul-Americana. O Atlético-GO estreou no torneio em 2012, quando foi eliminado nas oitavas de final e, desde então, não havia conseguido repetir o feito. Contudo, a equipe goianiense não só está de volta como já iniciou sua campanha com empate sem gols diante do Newell's Old Boys, da Argentina.