121 anos de Barcelona

Gustavo Tavares
·1 minuto de leitura

Futbol Club Barcelona, ou só Barcelona. Palavras são poucas pra descrever. O clube fundado em 1899 completa 121 anos. O clube do futebol em estado puro e mágico. O clube das lendas. O clube que deu voz e um lar ao povo. O clube que é mais que um clube. Hoje podemos dizer que o clube possui uma cidade e não ao contrário.

Ultrapassando barreiras e levando as cores azul e grená ao planeta inteiro sem se preocupar com diversidades culturais e abraçando a todos. Enfrentou guerras, opressões e algumas humilhações na história. O FC Barcelona se tornou gigante, um gigante que alguns sentem adormecido hoje em dia. Quem não viu, acha que isso é apenas um conto fictício, um conto de fadas e que não passa de uma mera ilusão perfeita do passado. O que não sabem é que, enquanto o gigante passeava pelas terras, causava terremotos em seu território, um tremor tão forte que era escutado e visto por todos. Causava medo até no território do adversário. Não havia um ser vivo inquieto enquanto o gigante duelava na arena.

Barcelona v Athletic Club - La Liga | Alex Caparros/Getty Images
Barcelona v Athletic Club - La Liga | Alex Caparros/Getty Images

Talvez hoje o gigante tenha realmente adormecido. Gigantes cansam enquanto reinam por anos, mas quando retornam (e eles sempre retornam) causam abalos gigantescos novamente. Hoje o clube dos gigantes possui uma cidade e não ao contrário. Glórias, derrotas, conquistas, humilhações tudo o que da direito a vida, tudo que torna o esporte tão belo. Passamos por tudo isso e passaremos novamente no futuro.

São 121 anos de história, ações, ideologias, glórias, fracasso e sentimentos que construíram a essência e a natureza blaugrana.

Visca Barça y Visca Cataluya!