12 dos 20 clubes da Série A já retomaram treinos

Matheus Ribeiro
·7 minuto de leitura
Jogadores do Atlético Mineiro durante treino no dia 8 de junho de 2020 (Pedro Souza/Atletico)
Jogadores do Atlético Mineiro durante treino no dia 8 de junho de 2020 (Pedro Souza/Atletico)

Enquanto o futebol já voltou ou está em processo de volta em parte das grandes ligas do mundo, o Brasil segue com competições paradas por causa da pandemia do novo coronavírus e nem existe uma data fixada para o retorno. Mas isso não impediu que clubes retomassem atividades e treinos, de formas mais diferentes possíveis.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Esportes no Google News

O Yahoo Esportes fez um levantamento sobre os 20 clubes da Série A, mostrando quem ainda está em casa e quem já retomou suas atividades, destacando algumas medidas de controle estabelecidas pelo país afora.

Leia também:

ATHLETICO

O Athletico retomou sua rotina no dia 27 de maio, com os atletas e funcionários do Centro de Treinamento do Caju realizando testes. Através de uma parceria com uma startup local, o clube teria os resultados em até 15 minutos, mas não divulgou nenhum número, apenas que os jogadores e funcionários que testassem negativo seriam aprovados a trabalhar.

Desde então, o clube não postou nenhuma atualização em seu site, mas é possível ver a maioria dos atletas do time profissional nas imagens registradas, além do técnico Dorival Júnior, que mesmo durante os treinos usa máscara e protetor facial.

ATLÉTICO GOIANIENSE

Voltando para a Série A, o Dragão retornou aos treinos no dia 26 de maio. O clube pediu a todos os jogadores e membros da comissão técnica que estivessem de volta em Goiânia pelo menos 20 dias antes do retorno das atividades. Com a decisão, nenhuma das pessoas testadas estava infectada.

ATLÉTICO MINEIRO

O Atlético vem treinando há três semanas, desde o dia 19 de maio, em seu Centro de Treinamento em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. Desde então, todos os jogadores e membros da comissão técnica passam por testes de coronavírus em todos os sábados. Na última rodada de testes, realizada no dia 6, nenhuma pessoa testou positivo.

Na bateria anterior de testes, no dia 30 de maio, o meia Juan Cazares testou positivo. Ele continua isolado em casa e sob monitoramento do departamento médico do clube. O equatoriano chegou a ser multado pela prefeitura de Santa Luzia, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, por promover festas durante o período de quarentena.

BAHIA

O Bahia ainda não retomou as atividades e não tem data prevista.

BOTAFOGO

Contrário ao retorno do Campeonato Carioca, o Botafogo ainda não tem data para retorno aos treinos, mas fará exames em jogadores, funcionários e familiares mais próximos.

CEARÁ

O Ceará voltou aos treinos no dia 1o de junho. O clube afirma ter feito 217 testes em atletas e funcionários com 27 resultados positivos, sendo 11 deles jogadores. Dois dos 11 já estão recuperados e formam o grupo de 23 jogadores que vem treinando no CT Luís Campos. Nove farão novos testes e outros quatro foram isolados por suspeita de contato com infectados.

O clube, junto com o rival Fortaleza, fechou uma estratégia para testar todos os funcionários de 15 em 15 dias.

CORINTHIANS

O Corinthians ainda não tem data para retornar aos treinos, mas já desenhou um procedimento: todos os jogadores e funcionários serão testados dois ou três dias antes do retorno. O clube também está adaptando o CT Joaquim Grava para receber atividades e entregará equipamentos de proteção individual a todas as pessoas que trabalham no CT.

CORITIBA

O Coritiba voltou aos treinos no dia 25 de maio, uma semana após os resultados negativos dos testes de atletas e membros da comissão técnica. O técnico Eduardo Barroca só se juntou ao grupo no dia 2 de junho, já que estava no Rio de Janeiro.

FLAMENGO

O Flamengo tem sido um dos clubes que mais têm lutado para a volta ao futebol e foi um dos primeiros a retomar suas atividades, no dia 18 de maio. Desde então, o clube tem testado atletas e funcionários duas vezes por semana. Quatro jogadores chegaram a testar positivo, mas se recuperaram após isolamento.

Na última divulgação no clube, no dia 1º de junho, todas as pessoas testaram pelo clube tiveram resultado positivo.

No dia 4 de maio, o Rubro-Negro anunciou a morte do funcionário mais velho do Departamento de Futebol do clube. O massagista Jorginho, que estava há 40 anos com o Flamengo, sofreu uma parada cardíaca após complicações geradas pela Covid-19.

FORTALEZA

Inicialmente, o Fortaleza fez 160 testes e teve 12 positivos, entre funcionários e atletas. Com isso, o clube voltou a treinar no dia 2 de junho. No dia 5, foram feitos novos testes e não foi registrado nenhum positivo.

O clube apura uma acusação de que o volante Felipe teria furado a quarentena para participar da festa de aniversário de um amigo.

FLUMINENSE

Assim como o Botafogo, o Fluminense é contrário ao retorno do Campeonato Carioca e ainda não tem data para retorno aos treinos.

GOIÁS

O Goiás realizou 60 testes entre elenco, comissão técnica e funcionários, e informou no dia 4 de junho que teve oito positivos. Mesmo assim, o clube retomou os treinamentos no dia 5 de junho, com adaptações no CT, incluindo uma cabine de desinfecção para atletas e comissão técnica.

Jogadores do Grêmio durante treino no dia 8 de junho de 2020 (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Jogadores do Grêmio durante treino no dia 8 de junho de 2020 (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

GRÊMIO

Junto com o rival Internacional, o Grêmio foi o primeiro clube a retomar as atividades, nos dias 5 e 6 de maio. O Grêmio teve três resultados positivos inicialmente - o atacante Diego Souza, que ainda estava no Rio, e dois funcionários -, mas todos foram liberados para voltar aos trabalhos após afastamento de 15 dias. O clube tem um desfalque nos treinos, o técnico Renato Gaúcho, que foi aconselhado pelos médicos a ficar no Rio de Janeiro, já que faz parte do grupo de risco. Renato passou por duas cirurgias no coração nos últimos anos.

INTERNACIONAL

Junto com o rival Grêmio, o Internacional foi o primeiro clube a retomar as atividades, nos dias 5 e 6 de maio. Desde então, o clube não teve nenhum teste positivo entre atletas e comissão técnica. No caso dos jogadores, eles vão direto de seus carros para os campos de treinamento e passam por medição de temperatura e exames de oxigenação do sangue e frequência cardíaca antes do início dos trabalhos.

PALMEIRAS

Assim como seus rivais paulistas, o Palmeiras não voltou aos treinos presenciais e segue sem estimativa de quando convocará os atletas de volta para a Academia de Futebol. No entanto, o grupo sempre trabalhando online.

RED BULL BRAGANTINO

O clube de Bragança Paulista foi um dos que “violou” o suposto acordo entre os participantes do Paulistão e voltou aos treinos no dia 2 de junho. No dia seguinte, foram divulgados os resultados dos exames feitos por todos os funcionários. Apenas o meia Vitinho e o analista de operações Valdir Fagundes testaram positivo e, mesmo não apresentando sintomas, estão isolados com acompanhamento de departamento médico do Braga.

SANTOS

O Santos ainda não voltou a treinar e não tem data prevista para voltar a reunir o grupo profissionalmente pessoalmente.

SÃO PAULO

O São Paulo é mais um dos clubes paulistas que não retomou os treinos e ainda não tem data prevista para tal.

SPORT RECIFE

O Sport ainda não retomou os treinos, mas já tem data marcada: 15 de junho, quando os clubes serão liberados para retomar suas atividades. O Leão testará os jogadores semanalmente e usará uma câmera termográfica para medir a temperatura dos atletas e possíveis sintomas de infecção respiratória.

VASCO DA GAMA

No dia 31 de maio, o Vasco anunciou que 16 atletas testaram positivo entre um grupo de 43 testados e foram colocados em isolamento. Outros três tiveram contato com o vírus e já se recuperaram. O clube retomou as atividades no dia 1º de junho, com atividades físicas e treinos individuais, com espaço entre os atletas.

Siga o Yahoo Esportes no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.