Ídolo do Real Madrid, francês Raymond Kopa morre aos 85 anos

O futebol amanheceu de luto. Ídolo do Real Madrid, Raymond Kopa morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 85 anos. O 'Napoleão', como era conhecido, foi campeão europeu pelo clube em três oportunidades seguidas na década de 50. Foi o primeiro jogador francês a receber a Bola de Ouro.

Kopa recebeu o apelido de 'Napoleão' por sua baixa estatura e estilo arrojado. Era um meia habilidoso e rápido. Começou sua carreira pelo Angers e jogou também no Reims, onde fez sucesso e ficou conhecido no mundo.

1958 - Raymond Kopa (Real Madrid)

Kopa jogou com Di Stefano (STRINGER / INTERCONTINENTALE / AFP)

Foi convocado pela primeira vez para a seleção francesa em 1952 e disputou a Copa de 1958, perdendo para o Brasil na semifinal (terminou em terceiro na ocasião). O ataque gaulês era poderoso e contava ainda com Roger Piantoni e Just Fontaine, que marcou 13 gols naquele mundial, até hoje um recorde na competição.

Após cinco anos no Reims, Kopa mudou-se para o futebol espanhol, onde jogou no Real Madrid. Pelo time merengue, foi tri da Liga dos Campeões (1956/57, 1957/58 e 1958/59) e formava um ataque de peso, com Alfredo di Stefano, Francisco Gento e Héctor Rial.

Logo tornou-se ídolo do Real Madrid e retornou ao Reims em 1959, onde encerrou a carreira no clube oito anos depois. Kopa marcou ainda 18 gols pela seleção francesa em 45 partidas.




E MAIS: