Nelson Piquet volta atrás de pedido de desculpas a Hamilton

Nova declaração de Nelson Piquet, que é alvo de denúncia no MP, foi dada no Le Mans Classic.
Nova declaração de Nelson Piquet, que é alvo de denúncia no MP, foi dada no Le Mans Classic. Foto: (REUTERS/Bernadett Szabo)

Um novo pronunciamento de Nelson Piquet a respeito dos comentários racistas e homofóbicos contra Lewis Hamilton reacendeu a polêmica criada a partir de uma entrevista do ex-piloto brasileiro ainda no fim do ano passado.

Em entrevista ao Motor Sport Magazine, Nelson Piquet, que foi convidado no último sábado a participar do Le Mans Classic, evento de carros antigos no Circuit de la Sarthe, na França, voltou atrás do pedido de desculpas que havia feito ao sete vezes campeão mundial: "Isso é tudo besteira, eu não sou racista. Não há nada, nada que eu disse errado. O (termo) que eu usei é uma palavra muito suave, até usamos com alguns amigos brancos. Eu realmente não me importo, isso não atrapalha minha vida. Estou aqui com meus amigos, estamos nos divertindo, é isso".

Leia também:

Piquet, inclusive, virou alvo de denúncias ao Ministério Público por danos morais por causa de suas declarações. As entidades Educafro, Centro Santo Dias, Aliança Nacional LGBTI+ e Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) entraram com uma ação civil pública contra o ex-piloto. Protocolado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, o documento pede indenização no valor de R$ 10 milhões para a população negra brasileira.

Entenda o caso

Em entrevista concedida no final de 2021, Nelson Piquet, ao se referir a Lewis Hamilton, chamou o piloto inglês de "neguinho" de forma pejorativa ao comentar sobre uma polêmica envolvendo Hamilton e Max Verstappen, seu genro, no Grande Prêmio de Silverston do ano passado. Em outra entrevista, também no último ano, Piquet se referiu a Keke Rosberg como "bosta" e ao seu filho, Nico Rosberg com termos homofóbicos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos