Nadal cai nas oitavas do US Open para americano Francis Tiafoe

O tenista espanhol Rafael Nadal foi eliminado nesta segunda-feira nas oitavas de final do US Open para o americano Francis Tiafoe.

Tiafoe, número 26 do ranking da ATP, fechou o jogo em 3 sets a 1, com parciais de 6-4, 4-6, 6-4 e 6-3, em três horas e 33 minutos de partida no Arthur Ashe Stadium.

Nadal, que com a eliminação perde oportunidade de aumentar seu recorde de conquisitas de Grand Slam, ainda tem chances de desbancar o russo Daniil Medvedev da liderança do ranking da ATP.

Aos 36 anos, o espanhol voltará a ser o número 1 do mundo se seu compatriota Carlos Alcaraz e o norueguês Casper Ruud caírem no torneio até as semifinais.

"Eu o parabenizo (Tiafoe), não há desculpas. Estou totalmente feliz por reconhecer que ele foi muito melhor do que eu", disse Nadal em entrevista depois da partida. "Tenho que analisar por que não fui capaz de incomodar como costumo fazer".

"Definitivamente (Nadal) é um dos melhores da história. Joguei um tênis incrível, mas realmente não sei o que aconteceu", disse o americano, que está pela primeira vez nas quartas de final do US Open.

O próximo adversário de Tiafoe será o russo Andrey Rublev, que passou pelo britânico Cameron Norrie.

gbv/gfe/cb