Quem foi Marlin Briscoe, primeiro quarterback negro do Super Bowl

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Marlin Briscoe em ação diante do New York Giants defendendo o Buffalo Bills. Foto: Getty Images
Marlin Briscoe em ação diante do New York Giants defendendo o Buffalo Bills. Foto: Getty Images

Marlin Briscoe, o primeiro quarterback titular negro na American Football League (AFL) há mais de 50 anos, morreu aos 76 anos de pneumonia. Ele havia sido hospitalizado por problemas de circulação nas pernas.

Briscoe, natural de Omaha, Nebraska, se destacou como quarterback na Universidade de Omaha antes do Denver Broncos o recrutar em 1968.

Leia também:

Briscoe só teve a oportunidade de jogar como quarterback em sua temporada de estreia, na qual brilhou com 1.589 jardas e 14 touchdowns, além de correr para 308 jardas e três touchdowns. Foi o segundo na votação de Novato do Ano da AFL

Denver não lhe deu a chance de competir pelo cargo de quarterback em 1969, então ele pediu para ser dispensado da equipe. Ele se tornou um wide receiver do Pro Bowl com o Buffalo Bills, time com o qual jogou e ganhou um Pro Bowl.

Após a fusão da AFL e da NFL, Briscoe jogou na NFL de 1970 a 1976. Ele jogou pelo Miami Dolphins com um recorde de 17 vitórias e nenhum jogo perdido. Com esta equipe, ele ganhou o Super Bowl duas vezes. Ele pegou dois passes na vitória de Miami por 24-7 sobre Washington no Super Bowl VIII.

Depois de três temporadas com os Dolphins, Briscoe passou a jogar no San Diego Chargers. De lá, ele emigrou para o Detroit Lions e acabou no New England Patriots. Em sua carreira na NFL, ele recebeu 224 passes para 3.537 jardas e 30 touchdowns.

"Marlin Briscoe foi um pioneiro que quebrou barreiras, fazendo história como o primeiro quarterback titular negro na era do Super Bowl ", escreveu o Denver Broncos nas redes sociais.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos