Monteiro é derrotado por Sousa e Brasil cai para Portugal na Copa Davis

Sara Falcão/CBT


O Brasil está fora da elite para 2023 da Copa Davis. O time comandado por Jaime Oncins foi derrotado por Portugal por 3 a 1 em Viana do Castelo, fora de casa, no piso duro e coberto e terá que disputar Playoffs para não ser rebaixado.

Após a vitória nas duplas com Rafael Matos e Felipe Meligeni diminuindo o placar, Thiago Monteiro, 65º, entrou com a missão de buscar o empate, mas João Sousa, 56º, dominou as ações e marcou 6/3 6/1 após 1h27min sobre o brasileiro selando o ponto decisivo para os donos da casa.

Monteiro tomou uma quebra logo de cara, ficou 3 a 0 abaixo, teve chances no nono e último game, mas Sousa se safou e fechou. No segundo set a confiança aumentou, Monteiro errou bolas bobas, um smash fácil e ficou 4 a 0 abaixo e não evitou mais uma quebra perdendo por 6/1 após game com várias chances.

Portugal jogará os Qualifiers buscando as finais da Davis no fim do próximo ano e o Brasil joga os playoffs com um dos ganhadores do Grupo Mundial II para evitar rebaixamento e se manter no Grupo Mundial I.