Moda nada fútil: a importância de escolher a roupa ideal para treinar

Escolher a roupa adequada para cada tipo de atividade física vai muito além da estética (Foto: Divulgação/Donna Carioca)


Embora muita gente ainda leve em consideração apenas a questão estética, saber escolher a roupa certa para praticar uma atividade física vai muito além de se sentir bonito ou não: é preciso, acima de tudo, conforto e segurança. Com o avanço da tecnologia no setor têxtil, os tecidos passaram a ter um importante papel na performance, impactando na absorção de suor, circulação sanguínea e prevenção de fungos.

Especialista no assunto, a estilista e empresária Graziele Molina, dona da marca Donna Carioca, explicou o porquê é tão importante escolher com cuidado a roupa ideal para praticar uma atividade física.

"A moda esportiva não precisa ser somente bonita, ela precisa ser funcional. Ao comprar uma roupa, é muito importante ter consciência das vantagens e desvantagens de cada material. O ideal é optar por tecidos flexíveis que garantam liberdade de movimentos, além de bom controle térmico. Desta forma, eles serão capazes de absorver melhor o suor e secar rápido no corpo para que você não fique encharcado ao final de sua atividade", destaca.

"A escolha da roupa certa para malhar é quase tão importante quanto o exercício em si. Escolher a roupa adequada para cada tipo de atividade física vai muito além da estética e é de extrema importância para sua melhor performance. Muitos acreditam que uma roupa com compressão irá ajudá-los a obter melhor desempenho, contudo a indicação de compressão é para casos específicos. Não utilize sem que haja a real necessidade", complementa.

Além do impacto na performance, a roupa escolhida também ajuda a evitar doenças.

"Se a roupa estiver muito apertada, o aluno pode ter problemas de circulação sanguínea, redução da mobilidade durante o exercício, doenças de pele e até mesmo infecções na região íntima. Também devem ser evitadas roupas muito pesadas. Há pessoas que apostam na tática de usar vestimentas muito quentes no intuito de perder peso, porém estas só ajudam a eliminar água e sais minerais e podem levar à desidratação e até provocar desmaios", lembra Graziele.

Embora a prioridade seja a escolha certa do tecido e do corte, a estética não é muito menos importante, até porque, quanto melhor a pessoa estiver se sentindo, mais motivada ela estará para focar nos exercícios.

"Foi-se a época em que calças básicas e camisetas velhas faziam parte do visual de quem frequenta as academias. Com o avanço de pesquisa de novos tecidos e de novas possibilidades de materiais, essa nova onda de moda fitness fashionista tem trazido a muitas mulheres ânimo para ir treinar todos os dias, afinal um look bonito é um grande incentivo para deixar o sedentarismo e ir malhar", afirma a CEO da Donna Carioca.

"A moda fitness tem evoluído muito, criando looks de academia eficientes, modernos e versáteis. O estilo Comfy e Athleisure estão aí pra provar que os looks fitness não estão mais presentes apenas dentro das academias, mas também no nosso cotidiano, podendo ser usados tranquilamente para outros compromissos informais. Sua popularidade tomou uma proporção tão grande que virou objeto de desejo por looks cada vez mais bonitos, funcionais e confortáveis, que não comprometam o estilo", complementou.