Maratona Pedra Azul chega à terceira edição com desafios nas montanhas capixabas

A Maratona Pedra Azul é uma homenagem à formação rochosa de quase dois mil metros de altura que muda de cor conforme a incidência solar. (Divulgação)


A cidade de Domingos Martins (ES) recebe, no dia 6 de novembro, a terceira edição da Maratona Pedra Azul. A prova terá distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km, que serão disputadas nas imediações do Parque Estadual da Pedra Azul, na região das montanhas capixabas, com trechos de asfalto, paralelepípedo e chão de terra batida.

A arena da prova será montada no Quadrado de São Paulinho, localizado no final da Rota do Lagarto, uma estradinha turística sinuosa que circunda a Pedra Azul. Parte do percurso da prova vai passar por este local, repleto de belas paisagens, além de diversos cafés coloniais e restaurantes turísticos.

“A Maratona Pedra Azul já está consolidada como uma das mais bonitas e desafiadoras do Espírito Santo”, comenta Yoshiya Suwa, um dos responsáveis pela organização do evento. “Esse ano teremos corredores de várias partes do Brasil, que vão encarar percursos técnicos e repletos de natureza preservada”.

O nome da prova é uma homenagem à Pedra Azul, formação rochosa de quase dois mil metros de altura que muda de cor conforme a incidência solar, alternando entre azul, amarelo e verde. Estima-se que a pedra mude de tonalidade 36 vezes por dia.

A Maratona Pedra Azul terá duas versões de kits, com opções para todos os bolsos:

Kit Essencial: número de peito e chip de cronometragem.
Kit Plus: número de peito, chip de cronometragem e camiseta.

Todos os corredores que completarem a prova receberão uma medalha de participação.

A retirada de kits acontece na sexta-feira (4/11) na quadra de tênis do SENAC Hotel – Ilha do Boi (Rua Renato Nascimento Daher Carneiro, 103, Ilha do Boi, Vitória), das 10 às 16h, e no sábado (5/11) na Ronchi Beer Cervejaria Artesanal (Rodovia BR 262, km 89, Aracê – Pedra Azul, Domingos Martins), das 10 às 16h. Pede-se, de forma voluntária, a doação de 1 kg de alimento não perecível a ser doado para as instituições de caridade locais.

Na véspera da prova, o restaurante Grão da Terra vai oferecer um jantar de massas especial para os atletas (não incluso na inscrição) com cardápio de pratos e pizzas no fogão à lenha. Reservas e mais informações pelo (11) 99894-5058.

No domingo (6), a arena do evento estará aberta a partir das 6h. Às 6h45m terá início uma sessão de alongamento e aquecimento e, às 7h, será dada a largada para todas as distâncias. Os cinco primeiros colocados entre os homens e mulheres da maratona, meia maratona, 10km e 5km receberão troféus de premiação.

No final de semana da prova, os corredores e acompanhantes poderão aproveitar vários atrativos turísticos da região, como o Parque Estadual da Pedra Azul, que abriga trilhas autoguiadas com acesso a mirantes, piscinas naturais e formações rochosas. Na parte gastronômica, há vários restaurantes com forte influência italiana, além de cafés e cervejarias artesanais.

As inscrições para a terceira edição da Maratona Pedra Azul estão abertas no site e estarão disponíveis até o dia 7 de outubro ou assim que as mil vagas colocadas à disposição sejam preenchidas.

A Maratona Pedra Azul 2022 tem organização da Vevaios, produção da Rede Acesso, TKX, além de parceria com o DER, Prefeitura de Domingos Martins, Convention Montanhas Capixabas, Ronchi Beer, SENAC Ilha do Boi, Sub 4, Genf e Federação Capixaba de Atletismo. (Iúri Totti)