Manoel vira arma em bola aérea e briga por 'artilharia' no Fluminense

Manoel vestiu a camisa do Fluminense em 38 partidas (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)


Aos 32 anos, o zagueiro Manoel vive sua melhor temporada da carreira. Além da sequência de jogos pelo Fluminense em 2022, o defensor se tornou importante, além de sua função, nas jogadas aéreas para marcar os gols para equipe tricolor. De quebra, ele ainda pode se tornar o zagueiro com mais gols por temporada pelo clube das Laranjeiras.

Manoel já atuou em 38 partidas nesta temporada e marcou sete gols, sendo sua melhor fase artilheira da carreira. No último domingo, o zagueiro balançou a rede no empate com o Palmeiras, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. E deixou claro que é perigoso nas bolas aéreas para a defesa adversária. Dos sete gols marcados, cinco foram de cabeça. Todos dentro da área após lançamentos ou escanteios. Além do Alviverde, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Oriente Petrolero, da Bolívia, foram as vítimas do zagueiro-artilheiro.

Os outros dois gols feitos com o pé foram contra o Volta Redonda, ainda pelo Campeonato Carioca, e diante do Botafogo, pela 14ª rodada do Brasileirão. Nos dois lances, Manoel estava na área e aproveitou bobeada da zaga adversária para empurrar para o fundo da rede. Contra o Alvinegro, inclusive, deu um belo drible antes de comemorar com os companheiros.

Manoel ainda luta por um feito que acontece há muito tempo pelo Fluminense. O camisa 26 pode se tornar o zagueiro com mais gols por temporada com a camisa do tricolor nos últimos 20 anos. A liderança ainda é de Antonio Carlos, com nove gols marcados, em 2004. Na segunda posição, o ídolo Thiago Silva aparece, com oito marcados, em 2007. Depois disso, Manoel e Rodolfo (2003) aparecem empatados com sete gols marcados.

+ VEJA A TABELA DO BRASILEIRÃO

Zagueiros com mais gols por temporada pelo Fluminense:

Antonio Carlos (2004): 9
Thiago Silva (2007): 8
Manoel (2022) e Rodolfo (2003): 7
Luccas Claro (2020), Leandro Euzébio (2010), Thiago Silva (2008) e Cesar (2002): 6

Diante disso, Manoel tem grande possibilidade de atingir a liderança da artilharia de zagueiros com mais gols pelo Fluminense. Uma marca que não é quebrada por muitos anos. Assim, diante do Athletico, o zagueiro terá mais uma chance de diminuir esta diferença. O Tricolor enfrenta o Furacão, às 19h, no próximo sábado, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diferente dos últimos jogos, o elenco terá uma semana livre para ajustar os treinos.