Mais clubes da Premier League são listados entre mais valiosos da Europa

Bola usada na Premier League durante partida entre Manchester City e Newcastle United pelo Campeonato Inglês

(Reuters) - A Premier League agora tem 10 times em uma lista dos 32 clubes mais valiosos da Europa, de acordo com um relatório publicado nesta quinta-feira pelos analistas da Football Benchmark.

Havia oito clubes da Premier League na lista do ano passado, com Aston Villa e West Ham United estreando em 2022 e juntando-se a Manchester United, Liverpool, Manchester City, Chelsea, Tottenham Hotspur, Arsenal, Leicester City e Everton.

A primeira divisão da Inglaterra lidera com 10 clubes, seguida pela Série A da Itália, que tem sete equipes entre as 32.

O relatório, que usou demonstrações financeiras anuais e valores do elenco para calcular a avaliação dos clubes, disse que o crescimento da Premier League se deve em grande parte às receitas de transmissão.

Acrescentou que "em 2019/20, a última temporada para a qual as informações totais da liga estavam disponíveis no momento, as receitas operacionais agregadas da Premier League de 5,1 bilhões de euros as colocaram confortavelmente no topo".

O Real Madrid, campeão espanhol, foi o clube mais valioso da Europa pelo quarto ano consecutivo, com uma avaliação de 3,18 bilhões de euros, seguido pelo Manchester United (2,833 bilhões de euros) e Barcelona (2,814 bilhões de euros).

O relatório acrescentou que os clubes estavam começando a se recuperar dos efeitos da pandemia de Covid-19.

"Os resultados financeiros do ano passado ainda carregam os impactos negativos da Covid-19, enquanto os últimos meses refletem sinais sólidos de que o futebol está voltando ao normal", disse o autor do relatório, Andrea Sartori.

(Reportagem de Aadi Nair em Bangaluru)

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos