Luva de Pedreiro, saúde mental e fama precoce: especialistas analisam fase de influencer


Iran Ferreira tem atravessado mais uma crise na sua curta carreira como influenciador digital. Nesta semana, o jovem do interior da Bahia chocou a internet ao anunciar uma pausa na sua trajetória nas redes sociais. Luva alegou cansaço e estar precisando uma busca por um momento de paz em sua vida. O LANCE! conversou com especialistas para tentar entender explicar os motivos que culminaram nessa decisão do maior influencer de futebol do Brasil.

+ Luva de Pedreiro anuncia nova pausa: listamos 20 turbulências na carreira do influencer

Na última terça-feira, Luva apagou todas as suas fotos as redes sociais e postou um vídeo explicando a situação. Ele alegou o desejo de querer "viver sossegado". Segundo o staff do influencer, Luva decidiu pela pausa por causa de uma virose e o excesso de compromissos.

Foi a segunda vez que influencer publica um desabafo na web desde que ficou famoso ao estourar no Tik Tok. A primeira vez foi uma crise que acabou em "divórcio" com o ex-empresário Allan Jesus.

DESGASTE MENTAL

Em entrevista ao L!, Bruno Vieira, psicólogo especializado em Psicologia e Desempenho Esportivo pelo FC Barcelona, comentou sobre a trajetória do jovem até aqui e como isso pode estar afetando a continuidade da sua carreira.

- O que aconteceu com o Iran é muito normal entre os jogadores de futebol. São pessoas que vem de uma classe social mais baixa, que vivem em uma realidade de coisas mais simples e de repente se veem inseridos em um mundo cheio de luxúria, que exige uma cobrança muito grande. Se você pegar a agenda de um influencer, você fala: isso não é vida. É um grau de cobrança fora da realidade. E as pessoas que vierem de uma rotina mais simples se questiona sobre o novo dia a dia - pontuou o terapeuta.

+ Marketing? Luva de Pedreiro marca Barcelona nas redes e manda recado

Segundo o psicólogo, as polêmicas no meio dessa trajetória de fama acabaram tendo sérios prejuízos a sua saúde mental.

- Ele sai do campinho de terra e tem uma mega briga com o empresário. Depois, é realocado em uma super casa que ele nunca pensou na vida, começa a frequentar grandes eventos, tem contatos com pessoas que ele só via pela televisão, tendo responsabilidades que ele nunca teve. Isso sem um acompanhamento, sem um preparo emocional, não tem quem suporte - afirma.

+ Luva de Pedreiro: jornal da Espanha diz que 'contratação' do Atlético de Madrid decidiu se aposentar

DESAFIOS NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

Gestor de marketing esportivo, Bernardo Pontes explicou uma possível "falta de orientação" a Iran Ferreira em sua gestão de carreira.

- Por trás do Luva de Pedreiro existe o Iran Ferreira. (...) Com a explosão do Luva, a dinâmica da vida dele mudou totalmente, em uma velocidade que talvez possa não estar preparado. Um influenciador não tem somente a dinâmica de criar conteúdo, tem responsabilidade, obrigações, compromissos e é julgado por todos os lados. Se o criador não tem estrutura emocional, inteligência e sabedoria para dosar esse momento, sem dúvidas poderá ter dificuldade.

Bernardo destaca a importância de traçar metas e objetivos para amenizar maiores impactos, dos que já tem por natureza nesta profissão.

- Por isso, o fundamental é entender as limitações e o propósito daquele criador. Não adianta apresentar diversos compromissos e obrigações. Precisa ser em doses homeopáticas, justamente para que o impacto seja o menor possível. Não se pode ter uma dinâmica de vida pesada, se não o desânimo e a depressão se farão presentes - completa.

+ Jornalista crava 'balão' de Luva de Pedreiro em Falcão e acordo com novo empresário; influencer nega

LUVA SE PRONUNCIA SOBRE NOTÍCIAS DA IMPRENSA

Luva de Pedreiro - Falcão, Goleiro do Luva, Cruzador do Luva e nova equipe de assessoria
Luva de Pedreiro - Falcão, Goleiro do Luva, Cruzador do Luva e nova equipe de assessoria

Luva desmentiu ruptura com Falcão e outros dois empresários (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com colunista Léo Dias, do "Metrópoles", Luva de Pedreiro nunca pensou em desistir da carreira. Iran Ferreira teria montado uma estratégia para poder ser empresariado pelo tiktoker mais seguido do mundo: o senegalês Khaby Lame. Com isso, Luva, juntamente com Falcão, realizaram uma live no Instagram para negar uma suposta troca de equipe.

- O pessoal precisa entendeu que, você veio de dez dias muito puxados e você simplesmente em dia acordou cansado. O ser humano passa por isso, as vezes precisa só de um descanso - disse o ex-jogador de fustal.

Luva de Pedreiro se mostrou muito irritado com o que vinha sendo publicado ao seu respeito e colocou um ponto final na história.

- É tudo mentira desse Léo Dias. Eu estou com painho, Falcão e Batata. É a mesma tropa. Esse Léo Dias está mexendo com o cara errado, eu sou o melhor do mundo - afirmou.