Lista de Tite tem surpresas, indicações e ausências importantes na última convocação antes da Copa


A Seleção Brasileira chegou a 50 jogadores convocados pela primeira vez nesse ciclo da Copa do Mundo com as duas novidades da lista do técnico Tite divulgada nesta sexta-feira. O zagueiro Roger Ibañez e o lateral-esquerdo Bremer vão fazer a estreia com a amarelinha nos próximos amistosos contra Gana e Tunísia, nos dias 23 e 27 de setembro, respectivamente, na França.

Mas os dois estreantes não foram as únicas surpresas. O atacante Pedro, um dos mais pedidos atualmente pelo bom desempenho, voltou a ser convocado, algo que não acontecia desde novembro de 2020. O companheiro de Flamengo Éverton Ribeiro também foi novidade. Um dos atletas mais queridos por Tite, o meio-campista cresceu de rendimento nesta temporada e deixou Philippe Coutinho, outro favorito do treinador, de fora.

Outro que voltou a ganhar uma oportunidade foi o atacante Roberto Firmino, do Liverpool, da Inglaterra, o que deixa a briga no ataque ainda mais acirrada a essa altura. Quem ficou fora foi Gabriel Jesus, em ótima fase no Arsenal, da Inglaterra. A impressão que o próprio Tite passou é que essa lista final foi a última chance de observações, mas que o atacante ex-Manchester City (ING) é o mais cotado para ir ao Qatar mesmo estando fora agora.
AdChoicesPUBLICIDADE
Veja a tabela da Copa do Mundo do Qatar

- Especificamente, está em um grande momento e concorrendo. Esta convocação serviu para oportunidades a outros. Assim como outros neste mesmo contexto. Em relação ao número de atacantes, o futebol é criação e fazer gol, e solidez defensiva. Se fugir destas características, vai perder. Este ponto de equilíbrio é muito difícil em uma equipe e estamos buscando. Não vai ser este número de atacantes determinado. Versatilidade dos atletas é uma parte importante - disse Tite sobre Jesus.

​AUSÊNCIA DE DANIEL ALVES

Um dos pontos de maior destaque ficou pela ausência de Daniel Alves. Mesmo já com 39 anos, o lateral-direito sempre foi muito cotado para a Seleção, mas ficou fora da última lista de amistosos. Danilo é o único jogador de origem chamado para a função, mas Tite já afirmou que os zagueiros Éder Militão (Real Madrid) e Ibañez (Roma) podem fazer a função. O treinador avalia que isso não seria um "improviso".

- O Dani chegou ao México e cinco dias após fez sua estreia. Não teve pré-temporada. Teve uma gastroenterite que o fez perder massa magra. Isso, claramente, afetou sua performance no estado físico. Sabemos o que ele pode fazer, mas neste momento não se encontra em condições de estar conosco para estes dois jogos. Mas se tratando da Copa do Mundo, ele pode voltar sim - afirmou Fábio Mahseredjian, preparador da Seleção.

Daniel Alves
Daniel Alves

Daniel Alves ficou fora da lista da Seleção (Foto: Douglas Magno/AFP)

Com relação ao lado esquerdo, Alex Telles pode ter dado um importante passo para se consolidar como a segunda opção do setor. Depois da grave lesão de Guilherme Arana, o atleta do Sevilla, da Espanha, foi chamado ao lado de Alex Sandro, da Juventus (ITA).

O Brasil entra em campo duas vezes nessa Data Fifa de setembro. Primeiro, enfrenta Gana no dia 23, em Le Havre, no Stade Océane. Quatro dias depois, em Paris, o Parque dos Príncipes recebe o confronto contra a Tunísia. Os dois jogos serão disputados às 20h30 (horário local), 15h30 (horário de Brasília).

VEJA O CALENDÁRIO DA SELEÇÃO:

SETEMBRO


09/09 - Convocação para os últimos amistosos
23/09 - Brasil x Gana - 15h30
27/09 - Brasil x Tunísia - 15h30

NOVEMBRO


07/11 - Convocação para a Copa
14 a 19/11 - Treinos em Turim, CT da Juventus
19/11 - Viagem ao Qatar

24/11 - Brasil x Sérvia - quinta-feira, 16h
28/11 - Brasil x Suíça - segunda-feira, 13h
02/12 - Camarões x Brasil - sexta-feira, 16h

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CONVOCADOS

Goleiros

​Alisson (Liverpool-ING)
Ederson (Manchester City-ING)
Weverton (Palmeiras)

Laterais
​Danilo (Juventus-ITA)
Alex Sandro (Juventus-ITA)
​Alex Telles (Sevilla-ESP)

Zagueiros
​Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Thiago Silva (Chelsea-ING)
Éder Militão (Real Madrid-ESP)
Bremer (Juventus-ITA)
Ibañez (Roma-ITA)

Meio-campistas
​Casemiro (Manchester United-ING)
Fabinho (Liverpool-ING)
Fred (Manchester United-ING)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Everton Ribeiro (Flamengo)

Atacantes
​Neymar (Paris Saint-Germain-FRA)
Raphinha (Barcelona-ESP)
Vini Jr. (Real Madrid-ESP)
Antony (Manchester United-ING)
Richarlison (Tottenham-ING)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Pedro (Flamengo)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP)