De Ligt e Mané no Bayern, Haller no Dortmund: as novas caras da Bundesliga

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

O campeonato alemão, que começa na sexta-feira, perdeu seus dois maiores artilheiros para a nova temporada, Robert Lewandowski e Erling Haaland, mas novas caras vão aparecer, como Sadio Mané e Matthijs De Ligt no Bayern de Munique e Sébastien Haller no Borussia Dortmund.

. De Ligt e Mané, destaques do elenco do Bayern

Apesar de ter perdido sua estrela Robert Lewandowski, o Bayern de Munique ganhou 140 milhões de euros (cerca de 142 milhões de dólares) neste verão europeu, uma quantia extraordinariamente grande que vem após uma decepcionante temporada 2021-2022, apesar do 10º título da liga (o time acabou sendo eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões e na segunda fase da Copa da Alemanha).

O jogador mais caro contratado em 2022 pela Bundesliga (67 milhões segundo a mídia alemã), o zagueiro holandês Matthijs De Ligt chegou vindo da Juventus de Turim, onde não rendeu tudo o que se esperava dele quando assinou em meados de 2019 após sua explosão no Ajax.

Semifinalista da Liga dos Campeões 2018-2019, De Ligt chega a um clube onde os erros defensivos custaram caro nesse torneio, com uma eliminação nas quartas de final diante do Villarreal.

E ainda há ajustes a fazer, como ficou evidente nos três gols sofridos no primeiro tempo da Supercopa contra o Leipzig (vitória por 5-3) no sábado, sabendo que os prazos são encurtados este ano - 15 jogos no campeonato alemão, 6 da Champions e 2 da Copa da Alemanha - antes de meados de novembro e o intervalo para a Copa do Mundo.

No ataque, Sadio Mané é a nova estrela da Bundesliga. Em seu novo desafio após seis anos no Liverpool, o senegalês de 30 anos terá que fazer a torcida esquecer de Lewandowski. Neste momento já abriu a sua conta com um gol na Supercopa contra o Leipzig.

. Dortmund terá que esperar por Haller

Para tentar esquecer da saída de Erling Haaland para o Manchester City, o Borussia Dortmund contratou Sébastien Haller. Mas, infelizmente, o atacante marfinense de 28 anos foi diagnosticado com um tumor maligno no testículo.

Haller ficará assim muitos meses afastado dos gramados e o presidente do Borussia Joachim Watzke indicou que o clube ainda procura uma solução para substitui-lo até ao final da janela de transferências (no dia 1º de setembro).

Enquanto espera, o novo técnico Edin Terzic vai apostar na juventude de Karim Adeyemi (de 20 anos), campeão europeu Sub-21 em 2021 com a Alemanha, e que vai querer se firmar no mais alto nível, com o treinador Hansi Flick o acompanhando de perto.

. A volta de Götze

Herói de uma nação inteira no verão europeu de 2014 ao marcar o único gol da final da Copa do Mundo contra a Argentina (1 a 0 na prorrogação), o alemão Mario Götze teve dificuldades para carregar esse status, com passagens pouco convincentes pelo Bayern de Munique (2013-2016) e pelo Borussia Dortmund (2016-2020).

Depois de duas temporadas na Holanda, no PSV Eindhoven, Götze retorna à Bundesliga, vestindo as cores do Eintracht Frankfurt, que surpreendeu ao conquistar a Liga Europa e, assim, se classificou para a Liga dos Campeões.

"Gostaria de ser uma peça do quebra-cabeça do time, encontrar espaços e ganhar influência no jogo. No âmbito esportivo, o mais importante é estar fisicamente bem, jogar e estar 100%. Também quero ser um modelo para jovens jogadores", explicou durante sua apresentação para a imprensa.

ba/ep/dep/iga/dr/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos