Ligação do piloto poderia ter evitado morte de Emiliano Sala

Emiliano Sala tinha acabado de acertar sua transferência para o Cardiff City, saindo do Nantes. Foto: Cardiff City FC/Getty Images
Emiliano Sala tinha acabado de acertar sua transferência para o Cardiff City, saindo do Nantes. Foto: Cardiff City FC/Getty Images

Em 21 de janeiro de 2019, o jogador de futebol argentino Emiliano Sala desapareceu no Canal da Mancha em um acidente de avião.

Em 4 de fevereiro localizaram um corpo no avião submerso, em 6 de fevereiro conseguiram removê-lo e em 7 de fevereiro foi confirmado que o corpo era o de Emiliano Sala, que foi enterrado em 16 de fevereiro na cidade de Progreso.

Leia também:

O jornal 'The Mirror' noticiou que Emiliano Sala sofreu envenenamento por monóxido de carbono antes de morrer no acidente de avião.

Agora, a rede BBC teve acesso a um áudio em que o piloto David Ibbotson diz a um amigo que "o avião não é confiável" e "vou usar meu colete salva-vidas".

Nessa ligação, o piloto confessou ter ouvido um estrondo na aeronave no voo anterior: "Estava no meio do Canal da Mancha e ouvi um 'bang'. Não sabia o que estava acontecendo. oportunidade de verificar tudo, verifiquei meus parâmetros. Como estava tudo bem, continuei voando. Mas realmente me chamou a atenção."

Nesse áudio, o piloto também reclama que o pedal do freio esquerdo não funcionou e que havia “um nevoeiro muito baixo e denso” dentro do avião Piper Malibu, de 35 anos, e que “poderia ser perigoso”.

"Esta aeronave precisa voltar ao hangar. É uma aeronave muito pouco confiável", insistiu Ibbotson.

Emiliano Sala disse a alguns colegas de dentro do avião que a aeronave teve problemas para decolar de Nantes a caminho de Cardiff. Segundo o jornal francês 'Ouest France', Sala enviou várias mensagens ao seu sócio Nicolas Pallois, que o tinha levado ao aeroporto, nas quais indicava que o avião tinha tentado descolar "três ou cinco vezes" antes de conseguir.

Uma vez no ar, Emiliano Sala gravou uma mensagem de voz que enviou via WhatsApp para parentes na Argentina, na qual expressou sua preocupação com o estado do avião: "Parece que o avião está caindo aos pedaços".

O atacante argentino Emiliano estava voando para Cardiff para se juntar ao Cardiff City, clube da Premier League pelo qual assinou em 19 de janeiro, depois de passar pelo Nantes para se despedir de seus companheiros de equipe.

O acidente matou também o piloto David Ibbotson, 59 anos, cujo corpo nunca foi foi encontrado.