Leicester da Bundesliga? Union Berlin surpreende na Alemanha e busca reescrever a história


Na Bundesliga, o Union Berlin vem surpreendendo os seus adversários e lidera a competição de forma isolada. Em apenas quatro anos na elite do futebol alemão, a equipe da Berlim Oriental busca escrever uma história épica na trajetória do clube.

ENCARANDO OS FAVORITOS
​Após seis rodadas disputadas do Campeonato Alemão, o time comandado por Urs Fischer soma quatro vitórias e dois empates. Com 14 pontos somados, a equipe está na frente de Bayern de Munique, Dortmund e RB Leipzig, as grandes potências do país.

> Veja a tabela da Bundesliga

E engana-se quem pensa que o clube só pegou filé até aqui. Além de ter vencido o RB Leipzig, que se encontra apenas na 10º colocação da Bundesliga, o Union Berlin arrancou um empate com o Bayern de Munique em um confronto onde saiu na frente e os bávaros buscaram a igualdade no marcador.

-> AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! vai transmitir ao vivo e de graça jogos da Bundesliga a partir deste sábado. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui.


Neste domingo, o clube da Alemanha Oriental encara o Wolfsburg, que luta para se distanciar da zona de rebaixamento, buscando fazer história. Embora muito cedo, a modesta equipe tem o direito de se agarrar no histórico feito do Leicester, que desbancou os gigantes e venceu a Premier League na década passada, e sonhar.

E não é sonhar por sonhar, mas o trabalho desenvolvido nos últimos anos permite que os torcedores que frequentam o Stadion An der Alten Försterei mirem o topo. Até porque é isso que vem acontecendo ano após ano.

Torcida do Union Berlin
Torcida do Union Berlin

Torcida do Union Berlin apoia a equipe na Bundesliga (ODD ANDERSEN / AFP)

TRABALHO DE URS FISCHER
​Um dos principais nomes para a atual guinada de rumo na história do Union Berlin é Urs Fischer, técnico da equipe. Contratado em 2018, quando a equipe estava na segunda divisão, o comandante acumula 168 partidas com o clube alemão.

Logo em seu primeiro ano, o suíço levou a equipe de Berlim ao 3º lugar da 2. Bundesliga. Com isso, a equipe disputou os playoffs por uma vaga na elite da Alemanha contra o Stuttgart e conseguiram a promoção.

Em sua estreia na Bundesliga, o Union Berlin conseguiu um resultado digno, encerrando sua participação na 11ª colocação. No ano seguinte, o clube chegou ao 7º lugar, enquanto na última temporada a equipe terminou o Campeonato Alemão na 5ª posição e conquistou uma vaga inédita para a Liga Europa.

O trabalho vem surpreendendo os adversários, como no caso de Maya Yoshida, defensor do Schalke 04. Após a vitória do Union Berlin por 6 a 1 sobre um dos mais tradicionais clubes do país, o japonês, que atuou entre 2012 e 2020 no Southampton, comparou a equipe de Urs Fischer com o Leicester de Cláudio Ranieri.

Urs Fischer - Union Berlin
Urs Fischer - Union Berlin

Urs Fischer é um dos responsáveis pela grande fase do Union Berlin (UWE KRAFT / AFP)

HISTÓRIA DE LUTA
O Union Berlin nunca esteve nos holofotes na Alemanha. Longe disso. Nascida como FC Olympia 06 Oberschöneweide, em 1906, o clube passou por algumas modificações tanto em seu nome quanto em relação ao seu uniforme.

Durante o período da Guerra Fria, a entidade recebeu o nome de BSG Motor Oberschönewiede e passou vestir o uniforme nas cores vermelho e branco, pouco usual na época. O antigo fardamento do clube era azul e branco, como o do Hertha Berlin.

Em 1966, cinco após após a construção do Muro de Berlim, o Union Berlin, como conhecemos atualmente, surgiu. Um clube do povo e que fazia questão de se distinguir do BFC Dynamo e do Vorwärts Berlin, clubes das agências de seguranças da Alemanha Oriental.

Na temporada 1967/1968, o Union Berlin conquistou a FDGB-Pokal, a Copa da Alemanha Oriental, o segundo torneio mais importante do lado leste do país. Após a glória, a equipe viveu períodos de altos e baixos até as últimas décadas.

Após a reunificação da Alemanha com a queda do Muro de Berlim, o Union buscou seu espaço na elite. Em 2008/2009, a equipe venceu a 3ª divisão do país e precisou de mais 10 anos para chegar na Bundesliga.

Tratado sem a mesma pompa em relação a diversos adversários, o Union Berlin é o clube que melhor representa o que sobrou da Alemanha Oriental no futebol. E não se pode duvidar de uma equipe que já reescreveu sua história em outros momentos e busca coroá-la com um capítulo no pedestal.