La Liga denuncia PSG e Manchester City por violarem regras do fair play financeiro

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Javier Tebas, presidente da La Liga (Foto: AFP)
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


A La Liga, que organiza o futebol espanhol, entrou em ação contra o Paris Saint-Germain e o Manchester City Ă  Uefa nesta quarta-feira por nĂŁo cumprirem regras do fair play financeiro. A acusação contra o clube inglĂȘs jĂĄ havia sido feita em abril, mas foi acrescentada em relação Ă  contratação de Haaland, enquanto a do PSG envolve a renovação de MbappĂ©.

+ Real Madrid estĂĄ por detalhes de renovar com VinĂ­cius JĂșnior

Uma das regras do fair play financeiro é limitar os gastos dos clubes com as contrataçÔes para evitar um desequilíbrio entre as equipes - o que o Manchester City e o Paris Saint-Germain não teriam feito. Em nota., a La Liga não descartou tomar medidas legais perante a União Europeia, França e Suíça.

CONFIRA A NOTA OFICIAL DA LA LIGA

'A LaLiga apresentou esta semana uma queixa Ă  Uefa contra o PSG, que se juntarĂĄ a outra contra o Manchester City em abril, por entender que esses clubes estĂŁo violando continuamente os atuais regulamentos de fair play financeiro.

A LaLiga considera que essas prĂĄticas alteram o ecossistema e a sustentabilidade do futebol, prejudicam todos os clubes e ligas europeias e servem apenas para inflar artificialmente o mercado, com dinheiro nĂŁo gerado no prĂłprio futebol.

A LaLiga entende que o financiamento irregular desses clubes é realizado, seja por meio de injeçÔes diretas de dinheiro ou por meio de patrocínios e outros contratos que não correspondem às condiçÔes de mercado ou fazem sentido econÎmico.

+ Bayern de Munique aguarda proposta de Barcelona por Lewandowski

As reclamaçÔes contra o Manchester City perante a Uefa foram feitas em abril e nesta Ășltima semana foi apresentada a correspondente ao PSG, embora nĂŁo seja descartado que nos prĂłximos dias sejam feitas prorrogaçÔes de algumas dessas reclamaçÔes com as contribuiçÔes de novos dados.

Adicionalmente, a LaLiga contratou escritĂłrios de advocacia na França e na Suíça, incluindo o escritĂłrio francĂȘs do advogado Juan Branco, com o objetivo de empreender açÔes administrativas e judiciais perante os ĂłrgĂŁos competentes franceses e perante a UniĂŁo Europeia o mais rĂĄpido possĂ­vel.

Na Suíça, a LaLiga estå estudando diferentes opçÔes de representação devido a possíveis conflitos de interesse de Nasser Al-Khelaïfi decorrentes de suas diferentes funçÔes no PSG, Uefa, ECA e BeIN Sports'.

Nosso objetivo Ă© criar um lugar seguro e atraente onde usuĂĄrios possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixĂ”es. Para melhorar a experiĂȘncia de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentĂĄrios de artigos