Jorginho planeja ficar mais tempo no Vasco: 'Objetivo é a longo prazo'

Foto: Reprodução/VascoTV


Anunciado como técnico do Vasco na última segunda-feira, Jorginho já começou os trabalhos no clube comandando os treinos no CT Moacyr Barbosa. Mas ele só foi apresentado na tarde desta quarta-feira. E, mesmo com dez jogos pela frente na reta final da Série B e um contrato de apenas dois meses, o treinador sonha alto e revelou querer ficar no Cruz-Maltino por mais tempo.

- Prazer estar retornando ao Vasco. Vocês podem ter certeza que estou muito honrado de estar de volta, feliz de estar em casa. Joguei aqui dois anos, fui treinador 2015, 2016 e 2018. Claro que 2016 foi um ano muito melhor do que os outros, principalmente pela conquista do Carioca. É uma satisfação muito grande. Planejo ficar aqui muito tempo, quero ultrapassar o Renato (como técnico que treinou mais jogos no século XXI). O objetivo é a longo prazo, não é pra ficar aqui apenas dois meses - afirmou Jorginho em entrevista coletiva.

Jorginho começou a treinar o Vasco na última terça-feira e, no próximo domingo, estreia pelo clube, nesta sua terceira passagem, contra o Grêmio, na Arena. E a dificuldade de vencer fora de casa - o Cruz-Maltino vem de seis derrotas seguidas longe de são Januário - foi um dos assuntos mais tratados na apresentação do treinador.

- Sabemos que jogar contra Grêmio, Inter, no Sul, é sempre muito difícil. Renato teve um período maravilhoso lá, situação um pouco diferente agora. Sei que vai estar um clima favorável com a torcida. O que falei ontem na apresentação é que precisamos ter coragem. Primeira coisa quero meus jogadores é justamente essa confiança, coragem de jogar. Torcida não vai entrar em campo, vai empurrar, gritar. Essa semana para mim vai ser muito importante para organizar algumas coisas que vi, principalmente últimos três jogos, precisava de uma organização melhor. A gente tem que estar defensivamente mais organizado para não sofrer muito - disse o treinador, antes de completar sobre o assunto em outro momento:

- É isso, temos que acreditar o Vasco é grande em casa, grande fora de casa e precisa ser grande em todos os lugares.

Na quarta colocação da Série B, o Vasco tem 45 pontos, quatro a mais que o Londrina, primeiro time fora do G-4. A estreia de Jorginho acontece no próximo domingo, às 16h, contra o Grêmio, pela 29ª rodada da competição.

VEJA MAIS RESPOSTAS DE JORGINHO

Planejamento
A gente não pode pensar em quatro jogos, eu tenho que pensar no Grêmio. Então, todas as informações, ontem mesmo a minha esposa queria fazer alguma coisa depois que eu cheguei em casa, eu disse: "Não, vamos ficar em casa, eu preciso descansar". Porque é muita informação que a gente pega. A gente chegou aqui, para você ter uma ideia, toda a estrutura de São Januário veio para cá, então eu conheci mais de 50 pessoas que eu nunca tinha visto na minha vida. E é importante falar com as pessoas, chamar pelo nome. Além de todo trabalho, apresentação com os jogadores, planejar o treinamento e a nossa semana, que eu já faço parte do planejamento em relação à viagem, treinamento, a gente sabe que está acontecendo o Rock in Rio, então (definir) se treina á tarde, se treina de manhã. Tudo isso engloba um planejamento para esse jogo, então vamos pensar exclusivamente no Grêmio, depois naturalmente a gente vai pensar no Náutico, Cruzeiro, Londrina, que a gente sabe que são jogos importantes. Mas o principal é focar agora. Há seis jogos que a gente perde fora de casa, então é fundamental um resultado positivo fora de casa e somar.

Alex Teixeira
O Alex é um jogador que tem uma história no Vasco. Tem um período de adaptação, mas já mostrou todo potencial dele, marcou dois gols, mas o VAR anulou. É um jogador importantíssimo. É um jogador que pode jogar tranquilamente com o Nenê. Desde que o jogador saiba usar essa situação e saiba compensar se caso acontecer em uma transição defensiva e não conseguirem retornar, teremos oito jogadores que pode fazer essa função.