Jogadores da base do Vasco participam de palestra sobre saúde mental e setembro amarelo

Meninos da Colina participaram de mais uma palestra do ciclo de 2022 (Foto: Daniel Ramalho / Vasco)


Os elencos das categorias Sub-15, 17 e 20 do Vasco participaram de uma palestra na manhã desta quinta-feira, com o psiquiatra do Comitê Olímpico Brasileiro, Dr. Helio Fádel, sobre saúde mental e setembro amarelo. Essa foi mais uma apresentação do Ciclo de Palestras em que osjovens têm participado ao longo do ano.

– Quero agradecer e parabenizar ao Vasco porque mostra uma atitude mental de evolução, de crescimento para que isso seja levado aos atletas. A gente sabe da importância da saúde mental, mas chega na hora de executar e não são todos os clubes que tem essa visão. O Vasco está conseguindo levar na prática aquilo que todo mundo sabe que é importante - disse o psiquiatra ao site oficial do clube carioca, e em seguida emendou:

+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

- Então no mês do setembro amarelo, de prevenção ao suicídio, a gente fala sobre depressão, ansiedade e comportamento disfuncional para ess atletas perceberem tanto para si quanto para os outros, isso gera um pensamento coletivo muito forte. Espero que a missão tenha sido cumprida – completou.

O Coordenador Médico das Categorias de Base do Vasco, Cláudio Henrique Ribeiro, também falou sobre a importância do ciclo de palestras na vida dos atletas cruz-maltinos.

– Hoje demos continuidade ao nosso ciclo de palestras socioeducativas na base. Abordamos o tema "Saúde Mental” aproveitando a campanha do setembro amarelo. Hoje não tem como falarmos em alto rendimento sem falarmos de saúde mental - frisou, e acrescentou:

+ Alerj aprova Projeto de Lei que anistia organizadas; MP marca reunião sobre assunto

- Os aspectos físicos, técnicos e táticos continuam tendo óbvio sua importância, mas é notória a relevância da saúde mental e aspectos sociais para a performance. E para falar disso, trouxemos o Dr. Hélio que é médico psiquiatra e do Esporte e psiquiatra do comitê olímpico brasileiro com grande vivência no alto rendimento - finalizou