Jogadores da Copa do Mundo terão aplicativo de análise de dados da Fifa

Estádio da Copa do Mundo de 2022

Por Simon Evans

MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) - Quando a Copa do Mundo começar no Catar em 20 de novembro, os torcedores podem esperar um fluxo enorme de estatísticas e imagens de partidas nas redes sociais, e a Fifa espera que isso inclua dados e conteúdo de um novo aplicativo para jogadores.

A Fifa disse nesta sexta-feira que todos os jogadores no torneio poderão consultar seus dados de desempenho em um aplicativo desenvolvido pela entidade que permite aos jogadores de todas as 32 seleções acesso a análises e informações.

O aplicativo foi criado após o feedback dos atletas, através do sindicato dos jogadores FIFPRO, e os dados serão sincronizados com o vídeo da ação para permitir uma avaliação rápida dos principais momentos.

Embora esses dados e métricas estejam amplamente disponíveis para jogadores dos principais clubes e seleções nacionais, que empregam equipes de analistas, o aplicativo garantirá que equipes com menos recursos também tenham acesso.

O aplicativo fará uso de informações dos analistas de desempenho da Fifa, rastreando dados e métricas de desempenho físico, como distância percorrida, arrancadas e mapas de calor posicionais.

Os jogadores também receberão fotos das partidas que podem compartilhar nas redes sociais, juntamente com estatísticas e dados.

"Este desenvolvimento centrado no jogador é baseado no feedback direto dos jogadores e é outro grande exemplo de como a Fifa está usando a tecnologia da melhor maneira possível, melhorando a experiência do futebol para os principais atores em campo", disse Johannes Holzmueller, diretor de Tecnologia e Inovação do Futebol da Fifa.

(Reportagem de Simon Evans)