Jogador do Equador é condenado na Espanha por condução imprudente
O Ministério Público da Espanha pediu a prisão do equatoriano Gonzalo Plata por um acidente de trânsito. O jogador do Real Valladolid estava om o dobro da taxa de álcool permitida a um condutor e por isso pode ficar detido por seis meses além de ficar sem dirigir por quatro anos.
As autoridades exigem a aplicação da pena por crime de condução imprudente para o jogador de futebol, que também enfrenta o pedido de pagamento de indenização pelas lesões e danos causados no acidente, segundo o jornal ‘El Norte de Castela’.
Leia também:
O acidente ocorreu no dia 8 de dezembro, quando o veículo que conduzia colidiu com um táxi de madrugada na rua central López Gómez, em Valladolid.
A colisão causou um grande impacto na Mercedes que Gonzalo Plata conduzia com o táxi, que capotou e quebrou a janela de uma ótica localizada no cruzamento do acidente. O taxista teve que ser liberado e o passageiro do veículo foi ejetado do carro, sem que nenhum deles sofresse ferimentos graves.
De acordo com as primeiras investigações, o atacante equatoriano poderia ter causado o acidente ao passar no semáforo vermelho quando dirigia a uma velocidade acima do permitido e com um nível de álcool que ultrapassava o limite legalmente estabelecido.
Em seu depoimento, ele indicou que foi o taxista que não respeitou o semáforo e que estava indo “um pouco rápido”, para que não pudesse reagir para evitar a colisão.
Depois de se saber que o jogador tinha sido processado pelo Tribunal de Instrução Número 1 de Valladolid, o treinador da equipa Pucelano, José Rojo 'Pacheta', afirmou em conferência de imprensa quando questionado sobre este caso que "o jogador cometeu um erro e você terá que pagar as consequências"
'Pacheta' considerou então que o Plata estaria "preparado" para assumir o que viesse e seus advogados e o clube estariam atentos a essa questão, além de afirmar que o jogador parecia bem, embora o treinador tenha afirmado estar ciente de que a situação poderia afetá-lo.
O Real Valladolid foi promovido à Primeira Divisão, depois de uma temporada em que Plata foi um dos principais jogadores do jogo para a equipe ‘blanquivioleta’.
Ele foi o autor de um dos três gols que deram a vitória ao Real Valladolid a 29 de maio frente ao Huesca por 3 a 0, resultado que possibilitou o acesso da equipe do Valladolid.