Itália x Argentina: entenda o que é a Finalíssima, torneio de seleções que retorna após quase 30 anos

Itália e Argentina se enfrentam no Estádio de Wembley nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)


Está chegando a hora da bola rolar para a Finalíssima, torneio de seleções volta ao cenário nesta temporada. Na próxima quarta-feira, Itália e Argentina se enfrentam no Estádio de Wembley, em Londres, às 15h45 (de Brasília). Mas o que é esta competição? É o que LANCE! mostra a seguir.


A Finalíssima não necessariamente é um novo torneio. Disputado anteriormente em duas edições (1985 e 1993), a competição reúne os campeões da Europa e da América do Sul. Inicialmente, seu nome era Copa dos Campeões Conmebol–Uefa ou Troféu Artemio Franchi, em homenagem ao ex-presidente da entidade do Velho Continente que morreu em 1983, vítima de um acidente de carro.

+ Veja a tabela da Finalíssima

Esta competição era equivalente ao Intercontinental de Clubes, que mais tarde a Fifa reconheceu seus vencedores como campeões mundiais, casos de Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo. Ela também é a precursora da Copa das Confederações, que mais tarde passou a contar com todos os campeões continentais.

Nas duas edições anteriores, os campeões foram França e Argentina. Em 1985, os franceses bateram o Uruguai por 2 a 0, em Paris, enquanto os argentinos levaram o troféu em 1993 depois de vitória nos pênaltis sobre a Dinamarca, por 5 a 4.

+ Vini Jr. protagonista, mas Neymar decepciona: o balanço da temporada dos brasileiros na Europa

Para esta temporada, o acordo aconteceu em setembro do ano passado, quando Conmebol e Uefa se uniram e decidiram criar um conjunto em Londres. O torneio valerá também por mais duas edições, após as Copas Américas e Eurocopas de 2024 e 2028.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos