Ironman Cozumel: dicas do guia Karibe Tarso para unir triathlon e turismo no México

Especialista em Caribe, o guia brasileiro Karibe Tarso dá sugestões de turismo para triatletas curtirem Cozumel antes o depois do Ironman. (Divulgação)


No próximo dia 20 de novembro, o Ironman Cozumel promete movimentar o México, com atletas vindos de toda parte do mundo para disputar uma das vagas para o Mundial de 2023 em Kona, no Havaí, principal competição de triathlon do mundo. Além dos 225,8km de prova, com 3,8km de natação, 180km ciclismo pelo Parque Nacional Chankanaab e corrida de 42km pelo centro de Cozumel, o triatleta pode aproveitar as belezas da região como forma de amenizar a pressão antes da prova ou para relaxar após a competição. As inscrições estão abertas.

Localizada no mar do Caribe, a cidade é conhecida pela sua pratica de mergulho, belas praias e exóticas paisagens. O brasileiro Karibe Tarso, conhecido por levar famosos como os artistas Marilia Mendonça, Maraisa, Xamã, Vitão, Zé Neto e a jornalista Patrícia Poeta e muitos outros para o México, o guia dá dicas de como aproveitar não só o Ironman mas as maravilhas que o destino turístico proporciona.

O lugar

Com o coração mexicano e a alma caribenha, Cozumel é um paraíso onde a alegria e a tradição caminham juntos. A ilha de águas transparentes _ localizada no Mar das Antilhas, pertencente à província de Quintana Roo _, encanta não só pelas belezas, mas também pela receptividade calorosa do povo local.

Mundialmente famosa e um dos roteiros mais procurados para a prática de mergulho, Cozumel encanta pelos recifes de corais, onde turistas de todas as partes do planeta têm a possibilidade de entrar em contato com a rica vida marinha, além de pescas em alto mar e inúmeros outros esportes aquáticos. A ilha oferece um cenário exótico, coberta por florestas e lagoas pantanosas, lar de pequenos mamíferos e diferentes aves, que nunca deixaram a região.

O Parque Nacional Chankanaab, um ícone de Cozumel, e a Reserva Ecológica Punta Sur fazem parte de uma enorme área protegida, localizada no sul da ilha, um refúgio encantador para centenas de espécies em extinção, como aves e tartarugas marinhas.

O que fazer

Com mais de dois milhões de visitantes por ano, Cozumel é um dos principais destinos turísticos do México. É impossível ir para Cozumel e não mergulhar. Até porque, mesmo que praticando o esse esporte, nenhum turista vai ser louco de chegar na ilha e não ver de perto o que ela tem de melhor. As águas que a cercam são tão claras que permitem ao mergulhador uma visibilidade sem igual, um mundo de belezas marinhas bem à sua frente. São mais de 250 espécies diferentes de peixes, dos mais diferentes estilos e tamanhos.

No Dolphin Discovery, os visitantes podem nadar e desfrutar do encontro de 45 minutos com os simpáticos golfinhos. O show do leões marinhos também são um espetáculo a parte. Em terra, o espetáculo fica por conta das iguanas e crocodilos, os maiores répteis do estado.

Além das belezas naturais, a forte presença da cultura maia é uma atração a parte. O legado deixado por esse povo em união com a religião católica, fizeram de Cozumel, palco de belos e tradicionais eventos populares, como Carnaval, Semana Santa, festa da Santa Cruz, em maio, e São Miguel, em setembro.

O Farol e museu de navegação, que mostra a evolução da náutica desde os tempos dos mayas até os dias de hoje, também é um roteiro interessante.

Com mais de cem restaurantes e cafeterias, o visitante pode estar certo que vai encontrar uma grande variedade de culinária, tanto da tradicional e marcante comida mexicana, como também, da cozinha internacional.

De golfe a esquisitos restaurantes, de longas caminhadas ao longo da costa, a prática de kite surfing. Opções de lazer não faltam neste lugar, seja para pescar, passear de veleiro, visitar museus, para curtir a vida noturna ou, simplesmente, admirar um amanhecer ou entardecer, contemplando as estrelas do céu do Caribe.