Invicta com Dorival, dupla de zaga do Flamengo é uma das menos vazadas do futebol brasileiro

David Luiz e Léo Pereira são duas das grandes revelações da Era Dorival Júnior (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


A segurança na defesa do Flamengo de Dorival Júnior passa muito pela dupla de zaga. David Luiz e Léo Pereira estão invictos desde a chegada do treinador e, de quebra, também figuram entre os pares menos vazados no futebol brasileiro.

+ Flamengo: Filipe Luís exalta Arrascaeta e crava: 'Poderia estar no Barcelona ou Real Madrid'

Ao todo, a dupla disputou 11 jogos, venceu nove e empatou dois. Além disso, David Luiz e Léo Pereira sofreram apenas quatro gols enquanto juntos, uma das melhores marcas do futebol brasileiro desde a chegada de Dorival Júnior.

VIRADA DE CHAVE
O início da campanha dos dois como dupla de zaga começou na goleada sobre o Tolima, por 7 a 1, no Maracanã. Desde então, David Luiz e Léo Pereira se tornaram a dupla de zaga titular no "time das Copas" e trouxeram outra segurança para o setor. A defesa, que era ponto fraco desde 2020, virou setor de tranquilidade para a Nação.

+ Flamengo garante 12ª e 13ª final na gestão Landim; relembre todas!

Aos poucos, David e Léo foram se entrosando. O fato de serem destro e canhoto, respectivamente, também ajuda no posicionamento da dupla. Com confiança, o ex-Athletico é muito participativo na construção de jogo do Flamengo. Por outro lado, o ex-zagueiro da Seleção Brasileira é fundamental nas roubadas.

Relembre os jogos da dupla desde a chegada de Dorival Júnior:

Flamengo 7x1 Tolima – Libertadores
Flamengo 2x0 Atlético-MG – Copa do Brasil
Flamengo 4x0 Juventude – Brasileirão
Flamengo 0x0 Athletico-PR – Copa do Brasil
Corinthians 0x2 Flamengo – Libertadores
Flamengo 1x0 Corinthians – Libertadores
São Paulo 1x3 Flamengo – Copa do Brasil
Vélez 0x4 Flamengo – Libertadores
Flamengo 1x1 Ceará – Brasileiro
Goiás 1x1 Flamengo – Brasileiro
Flamengo 1x0 São Paulo – Copa do Brasil

A SEQUÊNCIA EM NÚMEROS
A dupla tem números bem similares na sequência invicta. Enquanto David se destaca no cortes já que, geralmente, faz a marcação do centroavante adversário, Léo tem alta rotatividade nos lançamentos e passes certos.

+ Marcos Braz projeta quatro reforços, sendo uma 'supercontratação', caso Flamengo dispute Mundial de Clubes

Quando juntos, David Luiz e Léo Pereira também tem média baixíssima de gols sofridos por partida. Ao todo, os zagueiros concedeu apenas quatro aos adversários, em 11 partidas, e configuram a dupla como a menos vazada do futebol brasileiro no período.

A principal performance de David Luiz foi diante do Goiás, recentemente, pelo Brasileirão. Na ocasião, o zagueiro acumulou 6 cortes, teve 92% precisão de passe e acertou 6 de 9 lançamentos certos. Léo Pereira, por sua vez, brilhou contra o Atlético-MG: 12 cortes, 5 de 6 duelos ganhos, 84% na precisão de passe.

+ AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! vai transmitir ao vivo e de graça jogos da Bundesliga a partir deste sábado. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui.


David Luiz: 44 cortes, 8 desarmes, 34/67 nos duelos (51% de aproveitamento), 90% precisão de passe e 41/64 nos lançamentos (64% de aproveitamento).

Léo Pereira: 38 cortes, 9 desarmes, 33/61 nos duelos (54% de aproveitamento), 89% de precisão no passe e 52/80 nos lançamentos (65% de aproveitamento).

+ Flamengo terá cartões zerados para a final? Saiba o que diz o regulamento da Copa do Brasil

SEQUÊNCIA DA TEMPORADA
Depois de três jogos seguidos como titulares, David e Léo devem ficar no banco de reservas no jogo deste domingo, contra o Fluminense, pelo Brasileirão. No entanto, Dorival Júnior deixou em aberto se escalará os titulares ou não. A partida acontecerá às 16h (de Brasília), no Maracanã.