Ida de Richarlison para o Tottenham pode fazer Fluminense e América-MG lucrarem; saiba quanto

O atacante Richarlison está próximo de trocar de clube. O atleta tem um acordo encaminhado para se transferir do Everton (ING) para o Tottenham (ING), com contrato até junho de 2027. Ao mesmo tempo, Fluminense, América-MG e Real Noroeste ficam de olho na situação porque podem receber um pedaço da transferência devido ao "mecanismo de solidariedade" da Fifa.

O Tottenham deve desembolsar algo em torno de 60 milhões de libras (cerca de R$ 377 milhões na cotação atual) para acertar com o atacante de 24 anos.

No caso do Fluminense, Richarlison atuou por duas temporadas, em 2016 e 2017. O lucro seria em torno de R$ 3,77 milhões pela operação porque tem direito a 1% do valor por tê-lo nas temporadas dos 18º e 19º aniversários.

Esse é o mesmo valor a ser recebido pelo América-MG, já que também atuou por dois anos no clube mineiro. Neste caso, foram contados o 16º e 17º aniversários.

Já o Real Noroeste tem direito a 0,5% desse montante porque formou Richarlison na temporada do 14º e 15º aniversário. Pela pouca idade, a porcentagem é modificada.

A negociação acontece em meio as necessidades do Tottenham, que estava à busca de um atacante na janela de transferências para a próxima temporada, em que disputará a UEFA Champions League, competição que o atacante brasileiro nunca havia atuado anteriormente, e a do Everton, que segundo a imprensa inglesa, precisa vender até o dia 30 de junho para fechar o balanço financeiro da temporada 2021-22 dentro dos limites do fair play financeiro.

O atacante brasileiro irá para seu terceiro clube no futebol inglês. Além do Everton, o "Pombo", como é conhecido Richarlison, já havia atuado pelo Watford, em 2017, equipe de onde se transferiu para os Toffees em 2018. No Brasil, o jogador ficou marcado pelas passagens pelo América-MG, onde se formou como profissional e conquistou o acesso para a Série A pelo clube mineiro em 2015, e pela passagem pelo Fluminense em 2016 e 2017.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos