Horário político e Pantanal devem ajudar a Globo contra Athletico-PR x Palmeiras no SBT

Globo venceu o SBT na disputa dos direitos de transmissão da Libertadores (Arte Lance!)


A Globo, nesta terça-feira, deve usar uma tática que vem se tornando comum em dia de Libertadores no SBT. A emissora de Silvio Santos transmite Athletico-PR x Palmeiras e o canal da família Marinho deve esticar a novela Pantanal até às 23h, usando como 'trunfo' o horário eleitoral obrigatório.

Segundo a programação da Globo para esta terça, o horário eleitoral começa às 20h30, período em que normalmente se inicia o Jornal Nacional. A propaganda política fica no ar até 20h55, quando começa o telejornal. E é ai que a Globo deve usar bem seus produtos mais populares.

+ Opinião: Derrota do SBT com Libertadores para Pantanal não foi ruim para emissora de Silvio

O 'JN' é o telejornal mais visto do Brasil, assim como a novela Pantanal, que é sucesso de audiência. A história de Juma, Jove e Zé Leôncio deve começar às 21h55 e acabar 23h05. Nesse horário, a partida entre paranaenses e paulistas deve estar entre 30 e 40 minutos do segundo tempo, caso não haja atrasos.

Nos últimos jogos, foi visto que a audiência do SBT cresce significativamente, o que é positivo para a emissora. O produto, no entanto, fica atrás da Globo. Assim que Pantanal chega ao fim, a emissora de Silvio Santos costuma assumir a liderança da audiência, mas neste momento a Globo já conseguiu garantir a vitória na média da Faixa Noturna, a mais nobre da televisão brasileira. Estender o "JN" e Pantanal ao máximo garante o objetivo global.

HÁBITO DO PÚBLICO FAVORECE A GLOBO
O SBT tem, historicamente, menos audiência do que a Globo, que lidera os índices desde os anos 1970 com a novela das 20h - que recentemente passou a ser exibida depois das 21h. O folhetim é uma instituição consolidada nos lares brasileiros e costuma bater números acima dos 30 pontos de audiência.

Até por isso a emissora adotou a estratégia de esticar a atração até às 23h - normalmente a novela acaba às 22h30. Além disso, Pantanal é um remake de sucesso de audiência e repercussão na internet. Soma-se a isso o fato de que a Globo tem um público fiel na faixa de horário para explicar que o resultado do SBT deve ser comemorado pela emissora.