Gustavo Scarpa se aproxima de marca expressiva no Brasileirão

Scarpa é um dos maiores garçons do Campeonato Brasileiro (Foto: Cesar Greco / Palmeiras Arte: Lance!)


A assistência para Murilo fazer o gol da vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Atlético Mineiro, nesta quarta-feira, até pode ter sido sem querer, mas não é por acaso que Gustavo Scarpa é o jogador que mais cria chances para seus companheiros neste Campeonato Brasileiro. E não é de hoje. Titular do líder da competição, o camisa 14 lidera com folga a estatística ofensiva nesta Série A.

> GALERIA: Brasileirão: Veja as chances de título, ida à Libertadores e rebaixamento após a 28ª rodada

De acordo com dados do site Sofascore, Scarpa já deu 94 passes decisivos apenas nesta edição do Brasileirão - sete delas resultaram em gol. A diferença para o segundo colocado no ranking, o meia Vina, do Ceará, é grande: 28 passes.
AdChoicesPUBLICIDADE
Faltando ainda dez rodadas para o fim da competição, é difícil imaginar que o palmeirense não alcançará a marca dos 100 passes decisivos. Um feito que só aconteceu duas vezes desde 2016, quando o site passou a fazer o levantamento estatístico do campeonato. E uma delas foi exatamente com o apoiador.

Em 2016, ano de sua primeira temporada completa como titular do Fluminense, onde foi revelado, Scarpa também liderou o ranking. Nas 34 partidas em que esteve em campo naquele Brasileiro - em todas iniciando entre os onze -, deu 112 passes decisivos. Dudu, hoje seu companheiro de Palmeiras, foi o segundo, com 95.

Depois disso, apenas um outro jogador conseguiu ultrapassar a marca dos 100 passes decisivos em uma única edição do Brasileirão: Claudinho, do Red Bull Bragantino. Em 2020, o meia, que hoje atua no Zenit, da Rússia, terminou a disputa com 107 passes decisivos.

MAIS PASSES DECISIVOS NOS ÚLTIMOS BRASILEIROS
- Dados Sofascore

2016 - Gustavo Scarpa - Fluminense - 112
2017 - Lucas Lima - Santos - 85
2018 - Dudu - Palmeiras - 71
2019 - Dudu - Palmeiras - 89
2020 - Claudinho - Red Bull Bragantino - 107
2021 - Gustavo Scarpa - Palmeiras - 73
2022 - Gustavo Scarpa - Palmeiras - 94