Grêmio jogará de rosa pela primeira vez na história

Estatuto do Grêmio proíbe outras cores que não azul, preto e branco, mas liberação inédita foi concedida.
Estatuto do Grêmio proíbe outras cores que não azul, preto e branco, mas liberação inédita foi concedida. Foto: (Divulgação/Grêmio)

Como parte da campanha de conscientização do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, o Grêmio lançou, como faz em todos os anos, a sua camisa comemorativa, deixando de lado os tradicionais azul, preto e branco. O planejamento do clube gaúcho era de usar o novo material já na partida desta terça-feira contra o CSA, mas a ideia pode ser adiada.

Inicialmente, o clube havia informado da estreia logo na primeira partida do mês, tendo a direção do Grêmio, inclusive, conseguido a liberação pela Comissão para Assuntos Legais e Estatutários do Conselho Deliberativo do tricolor, uma vez que o estatuto afirma que: "As cores do GRÊMIO são o azul celeste, o branco e o preto, não podendo ser modificadas em hipótese alguma. (...) O uniforme principal é constituído da camisa de listras verticais, do calção preto e meias brancas, e nos uniformes reservas predominarão as cores azul, preto ou branco", mas o caso de excepcionalidade fez com que a Comissão entendesse que a ação não ofende o estatuto do clube.

Leia também:

O uso do uniforme, para além da divulgação da campanha, seria, também uma forma de fomentar o marketing do clube com a peça nova que, de acordo com a publicação do Grêmio, faz "homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco no desenvolvimento cultural brasileiro e contou com a influência de mulheres que inspiram até hoje".

Caso não seja concretizada a intenção da diretoria de entrar em campo com o uniforme rosa pela primeira vez na história do clube, o Grêmio ainda terá outras quatro oportunidades no mês de outubro para fazê-la: contra o Londrina (08/10), o Bahia (16/10), o Náutico (23/10) e Tombense (28/10). Destas partidas 'extras', apenas o duelo contra o Bahia será na Arena do Grêmio.