Goleiro de 13 anos estreia em jogo da Copa da Austrália

Ymer Abili substituiu o experiente Lewis Italiano nos minutos finais da semifinal da Copa da Austrália. Foto: Daniel Pockett/Getty Images
Ymer Abili substituiu o experiente Lewis Italiano nos minutos finais da semifinal da Copa da Austrália. Foto: Daniel Pockett/Getty Images

A campanha mágica do Oakleigh Cannons pode ter acabado, mas seu goleiro de 13 anos, Ymer Abili, ainda deve estar curtindo o sonho realizado em Melbourne, quando se tornou o jogador de futebol mais jovem a jogar uma partida válida pela Copa da Austrália.

Abili, que completa 14 anos em janeiro, entrou para a história do futebol australiano com uma breve participação na derrota dos Cannons nas semifinais para o Macarthur FC.

Leia também:

Com a campanha do time semi-profissional vitoriano prestes a ser encerrada pelo Macarthur da A-League Men, que venceu o confronto por 5 a 2 na semifinal, o técnico dos Cannons, Chris Taylor, aproveitou os minutos finais para dar uma oportunidade a Abili, que geralmente joga pelo time sub-14.

Tirando-o do banco de reservas na casa do Jack Edwards Reserve de Oakleigh, o jovem não conseguiu tirar o sorriso incrédulo de seu rosto quando lhe disseram para pegar as luvas do experiente goleiro dos Cannons, Lewis Italiano, que tem mais de duas vezes a idade de Abili com 31.

Depois de receber uma recepção estrondosa dos torcedores da casa ao enfrentar o time comandado pelo ex-Manchester United, Dwight Yorke, a notícia ainda melhor foi que o jovem Ymer não sofreu mais gols, e o Macarthur conquistou seu lugar esperado na final contra o Sydney United.

Explicando que a substituição havia sido planejada para os momentos finais, caso os Cannons estivessem próximos da eliminação, Abili disse à Network 10 que Taylor disse a ele para se aquecer por volta dos 85 minutos.

Apesar da derrota, os Cannons estavam orgulhosos de fazer parte da história do futebol australiano.

"Que noite incrível ver nosso goleiro Abili fazer sua estreia!!" twittou o clube em sua conta oficial.