Giro da Rodada do FABR tem clássico nos playoffs da BFA e início de competições regionais

Thais Marques - Guardian Saints enfrenta o Juiz de Fora Imperadores na final do Brasileiro da CBFA


O Giro da Rodada do FABR terá semifinal da Conferência Sudeste da Liga Brasileira de Futebol Americano, final da Divisão de Acesso (D2) do Campeonato Brasileiro da CBFA além do início de três competições do esporte da bola oval no país. Em São Paulo, haverá o kickoff da Picksix Cup e da Spring Cup. Já no Sul haverá o início da Copa Paranaense de futebol americano.

Confira o que de melhor vai acontecer no FABR nos dias 17 e 18 de setembro.

Liga BFA
Com 100% de aproveitamento em 2022, o Galo FA terá pela frente o América Locomotiva nas semifinais da Conferência Sudeste da Liga BFA. A partida vai ser realizada neste domingo (17/9), a partir das 16h, no CTE UFMG. Na competição, os dois times já se enfrentaram uma vez na temporada regular, e o alvinegro venceu o rival por 41 a 0.

Nesta partida, o Galo FA não poderá contar com Parris Lee e Marcus Tuleba que não foram inscritos na Liga BFA. Contudo, o time terá Duzão e Otávio que não disputaram o confronto anterior.

Já o América Locomotiva também terá reforços. O quarterback Gute e o wide receiver norte-americano Alex Cardenas não enfrentaram o Galo FA na temporada regular, uma vez que haviam sido anunciados recentemente pelo clube.

O vencedor da partida se classificará para as finais da Conferência Sudeste da Liga BFA. O outro finalista sairá do confronto entre Vasco Almirantes e Palmeiras Locomotives.

Final da D2 do Campeonato Brasileiro da CBFA
O campo do Aliança, em Itapecerica da Serra-SP, será o palco da decisão da Divisão de Acesso (D2) do Campeonato Brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) entre Juiz de Fora Imperadores, de Minas Gerais, e Guardian Saints, do Paraná. A final será realizada no próximo sábado (17/9), às 20h.

Na campanha do Campeonato Brasileiro da Divisão de Acesso, o Juiz de Fora Imperadores tem quatro vitórias em quatro jogos. Na estreia, os mineiros bateram o Blaze FA, por 14 a 7, no Rio de Janeiro. Na segunda partida, a equipe venceu o Mesquista Titans, por 27 a 07, em casa. No último jogo, derrotaram o Captains FA, por 46 a 6, também na Zona da Mata mineira.

Nas semifinais, o time mineiro superou uma viagem de 27 horas da cidade Mineira ao palco da partir – o campo do Palmeiras de Desvio Machado, no Rio Grande do Sul -, cerca de 1.500 km de distância e o time do Carlos Barbosa Ximangos para conquistar uma vitória por 19 a 12.

Nesta temporada, o Juiz de Fora Imperadores foi vice-campeão do Gerais Bowl e foi eliminado nas semifinais do Campeonato Mineiro pelo Galo FA.

Já o Guardian Saints também tem quatro triunfos nas suas quatro partidas na competição. Na estreia o Guardian Saints venceu Curitiba Lions, por 38 a 15, em casa. O segundo jogo dos paranaenses na competição teve um triunfo avassalador contra o Palmeiras Locomotives, por 74 a 18. No último jogo da fase de grupos, os Saints superaram o Criciúma Iron Tigers, por 21 a 2, fora de casa.

Nas semifinais, o Guardian Saints venceu o Pouso Alegre Gladiadores, por 10 a 9, em partida dramática, no Centro Esportivo Fanático, em Campo Largo-PR.

O vencedor da competição vai disputar o wild card da Divisão Elite (D1) do Brasileiro da CBFA.

Divisão elite do Brasileiro da CBFA
O Corinthians Steamrollers recebe o Cruzeiro FA pelo Campeonato Brasileiro da CBFA no estádio Aliança, em Itapecerica da Serra-SP. As duas equipes possuem uma vitória na competição – os paulistas farão o terceiro jogo enquanto os mineiros vão encerrar sua participação na temporada regular. A vitória é essencial para manter as chances de classificação dos dois times para a pós-temporada.

Picksix Cup
A 4ª edição da Picksix Cup vai contar com oito equipes, sendo elas o Palmeiras Locomotives, São Bernardo Avengers, Mauá Vikings, São José Jets, Caraguá Ghostship, Jundiaí Ocelots, Santo André Werewolves e Tatuapé Monsters, divididas em dois grupos. O kickoff da competição será neste domingo (18/11) com duas partidas.

Os dois jogos deste domingo serão realizados na Arena Toca do Gato em Caraguatatuba. Às 10h, o Caraguá Ghostship recebe o Santo André Werewolves,. Já na parte da tarde, às 14h, São Bernardo Avengers e São José Nets medem forças.

Spring Cup
A 1ª edição Spring Cup também começará neste domingo (18/9) e tem seis clubes divididos em dois grupos. Na fase regular todos se enfrentam dentro de seus grupos e, ao final dos confrontos, os dois melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte.
Neste domingo, Leme Lizards e Taubaté Football se enfrentam às 10h, no Clube de Campo Empyreo, em Leme-SP. Na parte da tarde, a partir das 14h, o Lençóis Paulista Guarás enfrenta Barrinha Black Eagles.

Copas no Sul
A Copa Paranaense de futebol americano entre Francisco Beltrão Red Feet e São Miguel Indians, no Arrudão, em Francisco Beltrão-PR. O vencedor já vai conquista uma vaga na final da competição, enquanto o time derrotado vai disputar o terceiro lugar.

Já a Copa RS de futebol terá mais uma rodada. Neste domingo (18/9), às 14h, Erechim Coroados recebe o Igrejinha Bears.