Giro da Rodada do FABR tem definição da D2 do Brasileiro da CBFA e resultados da Liga BFA

Foto - Thais Marques - Guardian Saints veuceu partida emocionante contra o Pouso Alegre Gladiadores


O Giro da Rodada do FABR desta semana tem os relatos das semifinais da Divisão de Acesso (D2) do Campeonato Brasileiro promovido pela CBFA e os resultados dos jogos das categorias masculina e feminina da Liga BFA. Ao todo, foram sete jogos no último final de semana de muito esporte da bola oval no país.

Confira o que de melhor aconteceu no FABR nos dias 3 e 4 de setembro.

Semifinais da Divisão de Acesso (D2) do Brasileiro da CBFA
Juiz de Fora Imperadores e Guardian Saints venceram as semifinais da Divisão de Acesso (D2) do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano promovido pela CBFA neste domingo (4/9) e vão disputar o título e a chance de entrar nos playoffs da Divisão Elite ainda nesta temporada. A previsão é de que a finalíssima aconteça no dia 18 de setembro em campo neutro.

Na tarde de domingo (4/9), o Juiz de Fora Imperadores superou uma viagem de 27 horas da cidade Mineira ao palco da partir – o campo do Palmeiras de Desvio Machado, no Rio Grande do Sul -, cerca de 1.500 km de distância e o time do Carlos Barbosa Ximangos para conquistar uma vitória por 19 a 12.

A partida foi bastante disputada e o zero só saiu do placar no segundo quarto. Após um passe do quarterback, o tight end Arthur Lotti fez 6 a 0 para os donos da casa. Mas a vantagem não durou muito e o wide receiver Victor Vital empatou a partida para o time mineiro. E, pouco antes do intervalo, o running back Caio Cesar colocou o Juiz de Fora Imperadores à frente, por 12 a 6.

Na volta do intervalo, as duas defesas continuaram fortes e não houve pontuação no terceiro quarto. Mas ainda havia tempo para emoção. No último período, o wide receiver Rafael Pedroso empatou o embate com um TD. Mas os mineiros foram recompensados pela longa viagem e conseguiram passar novamente no placar. Com um touchdown corrido, Victor Franzone foi o herói do Juiz de Fora Imperadores. Além disso, pela primeira vez na partida o ponto extra foi convertido. No final, o placar foi de 19 a 12 para os Imperadores.

Já no domingo de manhã, o Guardian Saints venceu o Pouso Alegre Gladiadores, por 10 a 9, em partida dramática, no Centro Esportivo Fanático, em Campo Largo-PR. Em uma partida amplamente dominada pelas defesas, os donos da casa conseguiram a virada no último quarto além de frustrar um ataque dos mineiros nos minutos finais do duelo.

O kicker Darcy, do Guardian Saints, tirou o zero do placar com um field goal no primeiro quarto. Logo na sequência, a defesa dos paranaenses conseguiu uma interceptação e tiveram a chance de ampliar o placar com um novo field goal, mas desta vez sem sucesso.
Depois, o wide receiver Giovane Gallina, dos Gladiadores, virou a partida com o primeiro touchdown da semifinal. O ponto extra não foi convertido e esse erro foi decisivo para o resultado final.

Com as defesas superando os ataques, a nova pontuação da partida só foi ser feita no último quarto, com um field goal de 32 jardas, que colocou o Pouso Alegre Gladiadores na vantagem por 9 a 3. Mas, com um QB Sneak, o Guardian Saints consegue o touchdown e empatou o confronto. O extra point foi convertido e a os donos da casa passaram à frente no placar pela contagem mínima. No final, a defesa dos Saints conseguiu uma interceptação e ainda limitou o ataque dos mineiros, para garantir sua vaga na final da competição.

Liga BFA
Na tarde do domingo (4/9), o Santa Maria Soldiers fechou sua participação na temporada regular com uma vitória de 35 a 0 sobre o eliminado Bulldogs FA, no estádio dos Eucaliptos, em Santa Maria-RS. Com o resultado, os donos da casa ultrapassaram duas equipes na tábua de classificação e terminaram a fase de grupos na segunda colocação da Conferência Sul.

Marcaram touchdowns para o Santa Maria Soldiers contra o Bulldogs FA, os seguintes jogadores: Augusto Kneipp, João Antonio Siqueira, Wesley Ropke (2) e Felipe Franzin.

O Santa Maria Soldiers volta a campo no dia 24 de setembro para enfrentar o vencedor do wild card entre Istepôs FA e Porto Alegre Pumpkins que jogarão neste sábado (10/9).

No sábado (3/9), a competição teve três jogos. Mesmo atuando fora de casa e tendo que viajar mais de 2.000 km, o Galo FA continua irresistível em 2022 e fechou sua participação na temporada regular da Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA) com uma vitória, por 53 a 0, sobre o Sorriso Hornets, na noite desse sábado (3/9), no Estádio Municipal Egídio José Preima, em Sorriso-MT. Com a vitória, o time mineiro terminou na liderança da Conferência Sudeste.

Logo no início do confronto, Matheus Morais abriu um placar com um belo touchdown seguido por Bruno Patrus, Marco Gheller e Marco Aguinaga. Victor Vilaça fechou a conta e os times foram para o vestiário com um placar de 33 a 0 para o time mineiro. Os extra points foram marcados por Luiz Carlos.

Na volta do segundo tempo, um touchdown de Bruno Patrus ampliou a vantagem atleticana. Matheus Morais realizou, em uma ótima jogada, uma interceptação. O americano Marcos Aguinaga e Miguel Mendonça deixaram em campo seus touchdowns, finalizando o jogo em 53 a 0 para o Galo FA. Os extra points foram convertidos por Luiz Carlos.

Um pouco mais cedo no sábado, o União da Serra precisou da prorrogação para derrotar o Jaraguá Breakears, por 16 a 13, no S.E.R. Menegotti, em Jaraguá do Sul-SC. As duas equipes se despediram desta edição da Liga BFA.

Liga BFA Feminina
Na estreia da categoria feminina da Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA), a Portuguesa FA e o Curitiba Curitiba SilverHawks estrearam com vitória nos seus confrontos em jogos realizados no último 6366,sábado (3/9). Na fase regular da competição, as equipes fazem três partidas e as duas melhores farão a final do Brasil Bowl no dia 12 de novembro.

Em São Paulo, a Portuguesa FA superou o Brasília Pilots, por 12 a 0, no CT Touchdown. Os dois touchdowns da partida foram anotadas pela running back Andressa Hotsumi. Os TDs foram marcados pelas paulistas no primeiro e no terceiro quarto.

Na próxima rodada, a Portuguesa FA vai encarar o Curitiba SilverHawks, fora de casa, no dia 24 de setembro. Já o Brasília Pilots vai tentar a reabilitação contra o Cold Killers FA, em casa, também no dia 24 de setembro.

Já no clássico curitibano, o Curitiba SilverHawks não teve dificuldades para superar o Cold Killers FA, por 24 a 0, no Croco Stadium, na capital paranaense. Pontuaram com um TD para a atual campeã da Liga BFA: Jéssica Hernatski com uma pick six, Meire Carvalho e Jamille Palú Claudino. Além delas, a kicker Priscila Demétrio fez um field goal de 28 jardas e converteu os três extra points na partida.

Na próxima rodada, o Curitiba Silverhawks recebe a Portuguesa FA, no Croco Stadium, no dia 24 de setembro. Por sua vez, o Cold Killers viaja até a capital federal para tentar a primeira vitória contra o Brasília Pilots.