Gennaro Gattuso é anunciado como novo técnico do Valencia

O técnico italiano Gennaro Gattuso vai comandar o Valencia nas próximas duas temporadas, substituindo o demitido José Bordalás, informou o clube valenciano nesta quinta-feira.

O Valencia "chegou a um acordo com Gennaro Gattuso, que se tornará o treinador da equipe principal do Valencia CF nas próximas duas temporadas, até 30 de junho de 2024", disse o clube em um comunicado.

O técnico italiano vai substituir Bordalás, que foi despedido na semana passada, depois de uma temporada no clube 'che'.

Bordalás, que chegou ao Valencia após cinco anos no Getafe, tinha mais um ano de contrato, mas não estava feliz com a política de contratações da entidade.

"Sei como é ter o Valencia, vi muitos times grandes caírem naquele estádio, que completará 100 anos este ano", disse Gattuso em um vídeo divulgado pelo Valencia.

O treinador fez um apelo para viver "com paixão nesta temporada e vamos desfrutar juntos do ADN do Valencia", que terminou fora das posições europeias na temporada 2021-22.

A equipe 'che' terminou em nono lugar no campeonato espanhol e chegou à final da Copa do Rei, onde perdeu nos pênaltis em abril.

O italiano chega a uma equipe que nas últimas semanas viveu dias convulsivos com as demissões de Bordalás e do seu presidente, Anil Murthy.

Gattuso desembarca em Valência em sua primeira experiência como técnico na Espanha, depois de treinar em seu país.

O ex-jogador da seleção italiana se destacou como treinador do Napoli, time que levou ao título da Copa da Itália em 2020. Gattuso foi demitido em 2021, após não conseguir classificar a equipe para a Liga dos Campeões.

Anteriormente, Gattuso foi treinador do AC Milan entre 2017 e 2019.

Ele foi contratado em 2021 pela Fiorentina, mas deixou o time algumas semanas depois, sem disputar nenhum jogo, por divergências com a política de transferências do clube.

Ele esteve perto de se transferir para o Tottenham, mas em meio aos rumores houve um movimento de torcedores contra essa nomeação devido a comentários de Gattuso no passado sobre mulheres no futebol e casamento entre pessoas do mesmo sexo.

gr/iga/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos