Futebol volta na Ucrânia em agosto com estádios vazios

Jogadores do Shakhtar Donetsk fem amistoso contra o Fenerbahce em abril. Foto: Huseyin Yavuz/ dia images via Getty Images
Jogadores do Shakhtar Donetsk fem amistoso contra o Fenerbahce em abril. Foto: Huseyin Yavuz/ dia images via Getty Images

Apesar da guerra seguir em curso, a Ucrânia lançará sua nova temporada de futebol doméstico em 23 de agosto, segundo declarações do ministro dos esportes do país, Vadym Gutsait.

Ele escreveu no Facebook que "o campeonato de futebol ucraniano começará em 23 de agosto. Concordamos em elaborar o procedimento para organizar e realizar competições sob a lei marcial". A data é simbólica, pois 23 de agosto marca o dia da bandeira nacional da Ucrânia e precede o dia da independência, em 24 de agosto.

Leia também:

O futebol na Ucrânia foi forçado a parar após a invasão da Rússia, com os clubes decidindo em abril por encerrar a temporada. Nenhum título foi concedido.

“Durante os ataques aéreos, os jogos serão interrompidos e os jogadores de futebol, treinadores e funcionários devem ir rapidamente para um abrigo”, orientou Gutsait. As partidas serão realizadas sem espectadores e sujeitas a todas as regras de segurança obrigatórias.

Os planos vêm sem garantias à medida que a guerra da Rússia continua. Muitos jogadores estrangeiros deixaram a Ucrânia. “Continuamos lutando e torcendo. Estamos constantemente provando que a Ucrânia é uma nação de vencedores”, disse Gutsait.

Na segunda-feira (11), o Shakhtar Donetsk e o técnico italiano Roberto De Zerbi anunciaram o fim da parceria. O Dynamo Kyiv tem disputado amistosos para caridade e paz em toda a Europa, com jogos contra Olympique Lyon e Antuérpia nesta semana.

Os clubes da Ucrânia participarão das competições europeias desta temporada. Na próxima semana, Kyiv enfrentará o Fenerbahçe da Turquia nas eliminatórias da Liga dos Campeões.

A seleção nacional chegou a próxima da qualificação para a Copa do Mundo depois de eliminar a Escócia dos playoffs, mas no jogo decisivo, parou no País de Gales que conseguiu a última vaga europeia.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos