Quando as capas de games esportivos dão errado

Por Rodrigo Macedo

De uns tempos para cá, as capas de jogos esportivos estampam grandes atletas com quem o público carrega, normalmente, grande identificação. Os ídolos de grandes times, porém, muitas vezes não tem pudores em vestir outra camisa em uma contratação multimilionária.

Mas, o que fazer quando um desses astros ilustrava a capa de um game vestindo uma camisa e, de repente, troca de equipe? É… o caso não é tão incomum como se poderia pensar e já aconteceu mais de uma vez.

Azar para a produtora? Para os jogadores que terão um título com capa desatualizada? Talvez um pouquinho de cada um, ou se você for mais drástico, pode até chamar de… as grandes maldições das capas de games esportivos.

Quando as capas de games esportivos dão errado

David Ginola em FIFA 97 – O FIFA 97 foi lançado em 1996 e muitos de vocês não devem se lembrar. A capa principal do game trazia o atacante Bebeto, vestindo a camisa azul da seleção Brasileira. Mas, já naquela época, a EA Sports tinha o hábito de lançar capas internacionais para diferentes mercados. O ala francês David Ginola estampou a edição europeia com seu uniforme do Newcastle United e, meses depois, deixou o time contratado pelo Tottenham Hotspur. (Foto: Reprodução)

Quando as capas de games esportivos dão errado

Muitos games Madden – Madden é o game de futebol americano da Electronic Arts que começou a cair nas graças do público brasileiro há não muito tempo, com a popularização da modalidade por aqui. Até os anos 2000, o game trazia o comentarista e ex-técnico John Madden. Para muitos, deveria ter ficado assim e talvez evitaria o termo “Madden Curse”.
A maldição está presente desde 2000, quando o modelo clássico das capas foi trocado por um atleta em alta. Barry Sanders, do Detroit Lions, estampou a primeira capa e… se aposentou. A EA precisou correr e trocou as unidades seguintes por outro atleta de capa, Dorsey Levens, do Green Bay Packers, que por conta de uma lesão no joelho deixou o time no fim de 2001.
Da edição 2000 até 2008, cada um dos atletas teve destino semelhante: lesão. Mas não em 2009. A edição 2009 estampou Brett Favre em seu uniforme de quarterback do Green Bay Packers, que foi trocado CINCO DIAS antes do lançamento do game. Resignada, mas disposta a dar uma solução aos fãs, a EA fez o mais simples: criou uma capa alternativa com Favre com a camiseta do Jets, seu novo clube e colocou para download para os gamers baixarem, imprimirem em casa e substituírem. (Foto: Reprodução)

Quando as capas de games esportivos dão errado

Gareth Bale em FIFA 14 – Que azar da EA Sports! Em 1º de setembro de 2013, Gareth Bale, meio-campo do Tottenham Hotspur foi anunciado como nova contratação da equipe espanhola Real Madrid. Em 26 de setembro o game chegava no Reino Unido com o atleta vestindo o símbolo do galo sobre uma bola, o escudo do time inglês. (Foto: Reprodução)

Quando as capas de games esportivos dão errado

Marco Fabián no FIFA 16 – O caso mais recente de capa desatualizada rapidamente no FIFA foi na edição 16 do game da EA Sports. Lançado em fim de setembro de 2015, no México o game trazia e o meio-campo Marco Fabián, do Guadalajara. Não demorou dois meses e Fabián trocou o time de sua cidade natal pelo Eintracht Frankfurt, onde está até hoje. (Foto: Reprodução)

Quando as capas de games esportivos dão errado

Neymar em PES 2018 Barcelona Edition – Quando um dos maiores jogadores do mundo quebra um contrato, a conta pode ser grande. Milhões de euros em multa, uma transação que o mundo inteiro ficou de olho e uma capa de game desatualizada foram alguns dos resultados da saída de Neymar, ídolo brasileiro que vestia a camisa do Barcelona e é a nova contratação do PSG. Triste para os torcedores do Barcelona? Talvez, mas triste mesmo para a Konami, que estava com a capa de PES 2018 Barcelona Edition prontinha.(Foto: Reprodução)

Quando as capas de games esportivos dão errado

Kyrie Irving em NBA 2K18 – Talvez a próxima capa do NBA 2K18 seja, também, a próxima na lista de amaldiçoadas. Kyrie Irving, a escolha da 2K Sports para a capa, é o primeiro a trazer esse tipo de problema para a série. Isso porque Irving trocou a camiseta do Cleveland Cavaliers pelo Boston Celtics. Dos males, o menor: o lançamento acontece apenas na segunda quinzena de setembro, a 2K pode ter o tempo hábil para a troca. (Foto: Reprodução)