Os jogos que aquecem a rodada europeia das Eliminatórias para a Copa

Felipe Portes

O primeiro turno das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo está chegando ao fim e já temos uma ideia de quem são os favoritos para ficar com a classificação. Restando um ano e alguns meses para o Mundial, apenas a Holanda, entre os grandes, não pegaria nem repescagem. Mas as coisas podem mudar rapidamente. Confira os jogos deste fim de semana envolvendo as principais seleções da Europa.

Croácia x Ucrânia, Sexta-feira, 16h45

Na chave I, quem manda é a Croácia. Com dez pontos e vendo a Ucrânia logo abaixo com oito, a seleção axadrezada pode abrir vantagem em relação aos ucranianos com uma vitória nesta tarde de sexta-feira. Ao menos é isso que os prognósticos apontam: favoritismo da Croácia em busca desta vaga na Copa de 2018. (Foto: AP)

Irlanda x Gales, Sexta-feira, 16h45

Gales não começou bem a sua campanha para voltar à Copa do Mundo depois de seis décadas. Fora de casa, a equipe de Gareth Bale terá de se superar se quiser vencer a Irlanda, que vem em grande fase, lidera o grupo D e ainda está invicta. Osso duro de roer. (Foto: AP)

Espanha x Israel, Sexta-feira, 16h45

A Espanha é a líder e a favorita a ficar com a vaga direta para a Copa do Mundo no grupo G. Melhor ainda para a Fúria que o adversário desta rodada nas Eliminatórias é a seleção de Israel. A vitória está bem próxima para os campeões do mundo em 2010, mas não se deixe enganar pela pouca tradição israelense: com nove pontos, os visitantes não estão mal e podem complicar a vida espanhola. (Foto: AP)

Itália x Albânia, Sexta-feira, 16h45

Em busca da Espanha no grupo G, a Itália chega com a força e a tradição de uma tetracampeã mundial. Mirando a liderança, somando os mesmos pontos da Fúria, a Squadra Azzurra recebe a Albânia em uma partida que tem tudo para ser difícil, tendo em vista o poder defensivo dos albaneses. É complicado. (Foto: AP)

Bélgica x Grécia, Sábado, 16h45

A Bélgica só venceu até aqui nas Eliminatórias. E ao que tudo indica, chegará ao seu quinto triunfo consecutivo no grupo H. O rival da vez é a Grécia, que vem logo atrás com 10 pontos, mas jamais pode ser subestimada. Vai que os gregos encaixam uma partida dos sonhos e conseguem sair do território belga com um pontinho ou mais. Apesar de ser uma sensação, a Bélgica não é infalível. (Foto: AP)

Bulgária x Holanda, Sábado, 16h45

Em segundo lugar no Grupo A, a Holanda quer apagar o fiasco de ter ficado fora da Eurocopa em 2016. Só existe a palavra “vencer” neste momento para a Laranja Mecânica. E o próximo desafio é na tarde de sábado, contra a Bulgária (em 4º), como visitante. E aí? Será que os holandeses escapam com mais três pontos? (Foto: AP)

Luxemburgo x França, Sábado, 16h45

A França caminha tranquila para chegar a mais uma Copa do Mundo. Líderes do grupo A, Les Bleus podem disparar na ponta se vencerem a frágil equipe de Luxemburgo, lanterninha da chave. Olha a goleada vindo aí para Pogba, Griezmann e a turma francesa. (Foto: AP)

Portugal x Hungria, Sábado, 16h45

Na última vez que estes dois se enfrentaram, um jogaço de 3-3 não pôde apontar o melhor na fase de grupos da Eurocopa. Esperamos que a partida de sábado seja tão eletrizante quanto aquela do ano passado. Em casa, Portugal precisa vencer para segurar a segunda posição da chave e seguir pressionando a Suíça, que lidera com três pontos a mais. Para os Húngaros, em terceiro, um ponto serve para sobreviver nesta batalha e arrancar no segundo turno. (Foto: AP)

Azerbaijão x Alemanha, Domingo, 13h

Ninguém segura a Alemanha. Com quatro vitórias, 100% de aproveitamento e 16 gols marcados, a tetracampeã mundial vai tentar somar mais alguns pontos ao seu cartel no grupo C. Se vencerem Azerbaijão, o que parece bem provável, os germânicos disparam na liderança e ficam muito próximos de mais um Mundial. (Foto: AP)

Inglaterra x Lituânia, Domingo, 13h

Quando será que a Inglaterra voltará a jogar bem e convencer? Agora, renovada, a seleção inglesa de Gareth Southgate quer apagar a má impressão com uma grande vitória contra a Lituânia, em seus domínios. Missão fácil para quem deseja afirmar o posto de liderança na chave F. (Foto: AP)

Montenegro x Polônia, Domingo, 15h45

Teremos um duelo de líderes no Grupo E. Com vantagem na ponta, a Polônia visita Montenegro em busca de mais três pontos que podem aproximar a equipe da vaga na Copa de 2018. Entretanto, os montenegrinos estão mordidos em virtude da derrota para a Armênia na última rodada. É preciso reagir para sobreviver na luta. Apenas três pontos separam os rivais. E se os mandantes vencerem, tudo ficará embolado aqui. (Foto: AP)