Os games mais vendidos de todos os tempos

Por Rodrigo Macedo

Já tem algum tempo que os games brigam com o cinema em termos de faturamento. Jogos eletrônicos, hoje, são uma indústria bilionária com investimentos que chegam aos milhões em um só título.

Se antes um cartucho era feito por apenas um sujeito, atualmente são centenas de envolvidos, de roteiristas e dubladores aos programadores e designers, apenas dedicado à criação de um novo game que chegará às prateleiras. Isso sem contar com todo o time de apoio, de pesquisa, de marketing etc etc etc.

Mas o caminho vem sendo trilhado há muito tempo e muitos games despontaram como grandes clássicos. Aqui a gente vai falar um pouquinho dos títulos mais vendidos de todos os tempos. Você deve conhecer vários!

Os games mais vendidos de todos os tempos

10. New Super Mario Bros. Wii – E finalizando a lista dos 10 games mais vendidos da história, está o New Super Mario Bros. Wii, para um dos mais bem sucedidos consoles da Nintendo. Todos os elementos clássicos presentes, do enredo de resgate da princesa Peach, foram somados a recursos inéditos como modo multiplayer de até quatro jogadores. O resultado? Um imenso sucesso!

Lançado em: 11 de novembro de 2009
Plataforma: Wii
Vendas: 30.050.000 unidades

Os games mais vendidos de todos os tempos

9. New Super Mario Bros – De novo a Nintendo na lista, com seu Mario. New Super Mario Bros foi o jogo plataformas adaptado para o portátil com tela sensível ao toque. Gráficos com renderização 3D e elementos da fórmula de sucesso do herói podem ser vistos nessa recriação de um clássico.

Lançado em: 15 de maio de 2006
Plataforma: Nintendo DS
Vendas: 30.800.000 unidades

Os games mais vendidos de todos os tempos

8. Pokémon Red, Green and Blue – O portátil da Nintendo, Game Boy, foi lançado em 1989, mas esperaria quase sete anos para conhecer seu game mais famoso: a série de jogos Pokémon. O RPG eletrônico de bolso que foi o primeiro game de muita gente fez a dobradinha que os fãs precisavam para um dos animes de maior sucesso mundial.

Lançado em: 27 de fevereiro de 1996
Plataforma: Gameboy
Vendas: 31.380.000 unidades

Os games mais vendidos de todos os tempos

7. Wii Sports Resort – O terceiro game mais vendido de Wii é Wii Sports Resort, que tentou capitalizar no sucesso de Wii Sports e da plataforma de reconhecimento de movimentos com novas modalidades esportivas. Frisbee, arquearia, basquete, pingue-pongue, canoagem, ciclismo e outras modalidades estavam presentes no título que chegou ao mercado oriental em junho de 2009 e no ocidental em julho do mesmo ano.

Lançado em: 25 de junho de 2009
Plataforma: Wii
Vendas: 33.040.000 unidades

Os games mais vendidos de todos os tempos

6. Mario Kart Wii – No Super Nintendo, a plataforma de 16 bits da Nintendo, foi apresentado o jogo de corrida Super Mario Kart, que criou mais uma legião de fãs. A franquia voltou no Nintendo 64, no GameCube, mas explodiu de verdade quando chegou ao Wii. O controle com reconhecimento de movimentos foi a dupla ideal para a brincadeira de corrida, bônus e trapaças com a turma de Mario.

Lançado em: 10 de abril de 2008
Plataforma: Wii
Vendas: 36.950.000 unidades

Os games mais vendidos de todos os tempos

5. Super Mario Bros. – Quando a Nintendo criou seu primeiro grande mascote, o encanador Mario, talvez não tivesse a dimensão do que ele se tornaria anos depois. Em setembro de 1985, colocava no mercado o jogo mais vendido para a sua popular plataforma de 8 bits, NES e o quinto de nossa lista: Super Mario Bros.

Lançado em: 13 de setembro de 1985
Plataforma: Nintendo 8-bits
Vendas: 40.240.000 unidades

Os games mais vendidos de todos os tempos

4. Grand Theft Auto V – Michael Del Santa, Trevor Philips e Franklin Clinton estrelam a mais famosa história de uma das mais rentáveis franquias de todos os tempos. O game que surgiu na geração passada para PlayStation 3 e Xbox 360, foi adaptado para essa geração de PS4 e Xbox One e também ganhou uma versão de Windows. Até hoje é jogado, seja no modo solo, seja no modo multiplayer online.

Lançado em: 17 de setembro de 2013
Plataforma: multiplataformas
Vendas: 80 milhões de unidades

Os games mais vendidos de todos os tempos

3. Wii Sports – A terceira posição da lista é, também, a primeira a se dedicar a apenas uma plataforma, o Wii. A Nintendo é a maior responsável por entradas nessa lista, e com o Wii Sports fez história. O game que trazia modalidades esportivas variadas para o primeiro console com reconhecimento de movimentos explodiu, principalmente por ser o título incluso com o aparelho.

Lançado em: 19 de novembro de 2006
Plataforma: Wii
Vendas: 82.810.000 unidades

Os games mais vendidos de todos os tempos

2. Minecraft – Outro jogo independente que figura na segunda posição dessa lista chegou há menos tempo, mas tem seu público ferrenho. Minecraft conquistou crianças e adultos por ser uma versão digital de blocos de montar que poderiam recriar cenários e histórias. O sucesso foi tamanho, que o game independente foi adquirido pela Microsoft em 2014 por US$ 2,5 bilhões.

Lançado em: 18 de novembro de 2011
Plataforma: multiplataformas
Vendas: 122 milhões de unidades

Os games mais vendidos de todos os tempos

1. Tetris – O game com mais de três décadas de vida já esteve presente em computadores, videogames e celulares e é um queridinho de todas as gerações. Foi criado pelo pesquisador russo Alexey Patjinov, em Moscou, e rapidamente ganhou o mundo.

Lançado em: 6 de junho de 1984
Plataforma: multiplataformas
Vendas: 170 milhões de unidades